Turismo paraense em pauta - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Turismo paraense em pauta

A Amazônia deslumbra o mundo, principalmente, pela sua floresta tropical que reúne uma rica biodiversidade. E o Pará, segundo maior estado do país, abriga grande parte dessa exuberante riqueza natural.  Além de sua localização privilegiada, o estado junta uma série de fatores que abrange vários segmentos do turismo que vem cada vez mais sendo pautado pelo prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”.

Criado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet-Pa), o prêmio está sendo divulgado pelas Abrajets de vários estados brasileiros.  A Abrajet reúne profissionais de comunicação especializados no segmento de turismo, com a função de divulgar os vários destinos turísticos do Brasil. Sua rede de conexão que reúne mais de 145 canais de comunicação.

Segundo a presidente da Abrajet-Pará, Christina Hayne, essa rede se tornou uma importante ferramenta de comunicação. “Somos uma mídia especializada do turismo, com mais de 60 anos de existência e com mais de 300 associados no país”, pontua. Hayne explica que o critério para ser associado da Abrajet é fazer parte de um canal de comunicação que divulgue o turismo. “Temos a maior rede de conexão segmentada, que nos permite dar visibilidade ao turismo paraense”, aduziu.

Na sua quinta edição, o prêmio tornou-se uma, de várias ferramentas, que impulsionam o turismo no estado. São feitas divulgações massivas de reportagens sobre o Pará em diversos veículos de comunicação do Brasil, fazendo com que o turismo paraense seja cada vez mais pautado nos veículos de comunicação em várias regiões, além de atrair mais turistas ao estado.

O prêmio já se tornou referência nacional. Ele ajuda a dar visibilidade aos destinos turísticos e ao potencial do turismo no Pará. “Hoje a gente consegue trazer ao Pará jornalistas da Amazônia, do Brasil e também do exterior para participar do prêmio. Nossa meta é que a quantidade de matérias aumente, dando ainda mais visibilidade ao turismo paraense, trazendo assim, resultados ao nosso estado”. Explicou Christina Hayne.

Valorização do turismo e dos profissionais do Jornalismo

Turismo de aventura; gastronômico; religioso; econômico; turismo de eventos; de lazer; cultural, turismo ecológico, sãos alguns dos vários segmentos que abrangem o universo turístico que podem ser pautados no V Prêmio de Jornalismo em Turismo.

O prêmio também procura mostrar a importância da comunicação como estratégia de divulgação do turismo paraense, valorizando os profissionais do Jornalismo em cada um dos seus segmentos: Jornalismo Impresso, Jornalismo Online, Radiojornalismo, Telejornalismo e Fotojornalismo. Além do espaço dado aos amadores, com a categoria “Mídias Sociais, em que poderão inscrever internautas com imagens que captaram do Pará, publicadas no Instagram, Facebook ou Twitter, com hashtag: #premiodejornalismoemturismo.

A novidade deste ano é a “Comenda Marques dos Reis”, que foi criada especificamente aos profissionais da Trade do Pará. A comenda vai julgar a qualidade dos serviços prestados nas categorias: agência de viagem, companhia aérea, curso de turismo, espaço turístico, evento turístico, hotel ou pousada, guia de turismo, restaurante, transporte turístico fluvial ou terrestre.

O jornalista Airton Gontow, do veículo “Qual viagem” de São Paulo, foi o vencendo na categoria jornalismo impresso da última edição do prêmio, em 2017, com a matéria “Belém: Jesus não nasceu lá, mas a cidade é divina”, que contou detalhes da capital do Pará. “Por enquanto conheço apenas a capital do estado, que me encantou demais.  Oxalá todo mundo que escreve sobre turismo possa conhecer Belém e outras cidades e regiões do Pará. Oxalá outros estados criem prêmios como esse que tive a honra e a alegria de receber”, disse.

No Radiojornalismo, o jornalista Luís Fernando Machado, da Rádio Cultura no Pará foi o comtemplado, com uma série de reportagens sobre o Festival das Tribos de Juruti. “É sempre gratificante estar em uma emissora pública e conquistar um prêmio como esse é valorizar a nossa cultura, a tradição do que o Pará tem de melhor”, acredita.

Com a matéria “Círio, um fim de semana em que a fé flui pelas ruas de Belém”, o jornalista João Jadson, do veículo “TV Liberal”, foi o vencedor na categoria Telejornalismo, que contou a trajetória do Círio nas ruas da capital paraense. “Em 2017, no meio do corre-corre de mais uma transmissão “ao vivo” me propus a fazer isso. Em pouco mais de 2 minutos, narrei o fim de semana mais esperado do ano pelos paraenses”, contou.

A última edição do Prêmio também contemplou a categoria Jornalismo On-line, tendo como vencedor o jornalista; editor; blogueiro e repórter, Gerson Nogueira, com a matéria” Aromas, temperos e sabores a serviço do turismo do Pará”, a qual explorava a importância da gastronomia para o turismo paraense. “A gastronomia talvez seja atualmente o tema mais associado ao Pará nos outros estados e até mesmo fora do Brasil. De minha parte, só tenho a agradecer aos responsáveis pelo Prêmio e ao júri que avaliou os trabalhos”, comemorou.

O fotógrafo paraense Celso Lobo foi o grande vencedor na categoria Fotojornalismo, com a imagem sobre o Círio de Caraparu, que ocorre na Vila de Caraparu, em Santa Izabel do Pará. “Aos amigos que constroem boas imagens, que estão conosco nessa lida do Fotojornalismo, esse prêmio foi nosso. Um reconhecimento como este demostra que o trabalho executado até aqui contribuiu de alguma forma para facilitar e promover o turismo em nosso estado”, comemorou.

Nesta edição, os premiados em cada categoria profissional serão contemplados com R$ 12 mil e os vencedores da categoria “Mídias Sociais” serão contemplados com pacotes turísticos para o Arquipélago do Marajó.

Inscrições

As inscrições do V Prêmio estão abertas até o dia 31 de outubro e concorrem matérias publicadas no período de 1º de julho de 2018 a 31 de outubro de 2019, no site oficial da Abrajet-Pará – www.abrajetpara.com.br /ou no site www.encomtur2019.com.br. Os candidatos devem ler o regulamento e também acompanhar as dicas da AbrajetPa pelas redes Sociais.

Mais informações

Tire suas dúvidas clicando no link da sua categoria:






Siga a Abrajet-Pa nas Redes Sociais
Facebook: @abrajet.para
Instagram: @abrajetpa

Texto: Michele Lobo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial