Secult promove a “Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade” - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 5 de outubro de 2019

Secult promove a “Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade”

O Parque da Residência, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abre suas portas neste sábado (05) para receber empreendedores paraenses e suas ideias inovadoras. Intitulada Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade, a edição do evento faz parte do calendário da Secult de programações da Quadra Nazarena e vai até o dia 11 de outubro.

Estimulando a economia criativa local, a feira contará com 17 espaços voltados para a comercialização de produtos artesanais como: miriti, ilustrações, crochê e cerâmica e mais 4 empreendimentos de gastronomia e cultura alimentar. Além de oferecer a culinária local, todos os espaços terão curadoria inspirada nas temáticas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A programação também conta com atrações artísticas. No dia 05 de outubro, o Parque recebe o grupo de Carimbó Sancari. No dia 06, o Mestre Juvenal e o Ritmo de Carimbó e no dia 09 de outubro, o Carimbó de Icoaraci, com o Mestre Rai.

Segundo a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, “a ação é mais uma forma de valorizar a força da economia criativa, esta  rede potente de geração de renda, de ativação de arranjos produtivos locais que já existem em todos os territórios no estado”, e ressaltou “Esse espaço é um local que fica mais vivo, quando ocupado pela dinâmica de lazer cidade. As pessoas reacendem um senso de pertencimento a esse parque quando ocupamos com música, criatividade, artesanato e com todas essas características que significam a identidade da nossa gente”.

Além do estímulo à economia local, a Feira Criativa do Círio traz em sua concepção uma forma sustentável de ocupação do espaço. Cada um dos empreendedores recebeu orientações sobre os cuidados com a produção de resíduos. Os estabelecimentos de culinária não utilizarão descartáveis e os demais irão separar os resíduos de maneira correta.

Para o Gerente do Departamento de Economia Criativa da Secult, Yvens Penna, o evento possui uma vertente importante e acontece em um dos períodos mais movimentados da cidade. “É uma vertical muito importante, tanto para a economia, quanto pelo conceito da sustentabilidade do projeto. Será um evento proveitoso, pois acontece em uma das semanas com maior fluxo turístico na cidade de Belém. Com isso, vamos oportunizar espaços para essas pessoas, valorizar os trabalhos de cada empreendedor e gerar renda para essas famílias”, ressalta.

Valorização - Desde o começo do ano, a nova gestão da Secult vem ressignificando a ocupação do Parque da Residência, por meio de parcerias com diversas feiras de economia criativa que trabalham com empreendedores de diversos segmentos. A seleção dos empreendimentos da Feira Criativa do Círio foi feita por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Para Ana Araújo, conhecida como Ana do Cheiro, participar pela primeira vez do projeto com seu espaço de raízes e cheiro do Pará é um momento especial. “É a primeira vez que vou participar. Ficamos em uma correria nessa época porque é o período que temos maior chance de mostrar nossos produtos, mas estou muito feliz”, e continuou “Não tem uma pessoa que não venha à Belém e não queira conhecer nossos sabores, nossos cheiros e nossa cultura”.

Serviço -  A Feira Criativa do Círio e da Sustentabilidade é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e será realizado de 05 a 11 de outubro,das 9h às 20h, no Parque da Residência (Av. Governador Magalhães Barata, 830, São Brás).  A Abertura será dia 05, às 9h. Com atrações musicais nos dias 5, 6 e 9, às 18h, no Teatro Estação Gasômetro. A entrada é franca.

Gabriel Marques
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial