Projeto Turismo na Escola leva 520 alunos da rede municipal a locais marcantes de Belém - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Projeto Turismo na Escola leva 520 alunos da rede municipal a locais marcantes de Belém

O projeto “Turismo na Escola”, no ano de 2019, levou cerca de 520 estudantes da rede municipal de ensino a experimentarem uma aula prática por meio do passeio em pontos turísticos da capital paraense.

Na manhã desta terça-feira, 1º, foi a última edição do ano e contou com a participação dos alunos da escola Municipal Gabriel Lage, que visitaram a Casa da Mineração, no bairro de Nazaré, o Mangal das Graças e o Polo Joalheiro, no bairro da Cidade Velha.

Projeto - Visando unir educação, cultura e turismo, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), realiza quinzenalmente o projeto “Turismo na Escola”, um passeio para que os estudantes descubram, entendam e passar a cuidar melhor de Belém.

Para o aluno Herson Nagle, de 13 anos, essa experiência vai contribuir no desenvolvimento escolar dele. “Na Casa da Mineração aprendi que tem minério no ônibus, no celular, na televisão e até no creme dental. Quando eu precisar fazer uma redação sobre esse tema, vou ter como explicar onde encontramos os minérios”, contou o estudante.

Segundo Bianca Silvestre, secretária administrativa do Ibram, quando os alunos visitam a Casa da Mineração, conseguem perceber o quanto a atividade é importante na vida de todos. “Quando eles conhecem o processo de transformação do minério, ficam encantados, pois eles aprendem o quanto o mineral faz parte do nosso dia a dia. Com esse conhecimento, quem sabe um dia eles ingressem na área”, explicou Bianca.

De acordo com a coordenadora do projeto, Marilac Batista, o projeto “Turismo na Escola” vem sendo desenvolvido desde 2015, buscando estimular o aprendizado e oferece uma experiência turística inédita para a maioria dos alunos. “Com essa aula prática, buscamos contribuir para o conhecimento e crescimento pessoal deles. Muitas das vezes, as famílias não podem proporcionar essa oportunidade para eles e a Semec se preocupa em trazê-los para que eles possam aprender e compartilhar com suas famílias”, destacou Marilac.

Mangal - No Mangal das Garças, as crianças aprenderam sobre a história e curiosidades do parque. “É a primeira vez em que eu venho aqui. Está sendo incrível conhecer um parque com um museu de barcos e várias aves”, disse empolgado o aluno Janael de Freitas.

O passeio dos alunos terminou no Polo Joalheiro, onde conheceram um pouco da história do espaço que já foi convento, hospital e presídio, até chegar a como está atualmente. Os alunos visitaram a Capela São José, o Museu das Gemas do Estado do Pará, o Jardim da Liberdade, o Memorial da Cela “Cinzeiro”, e o anfiteatro Coliseu das Artes.

Texto:
Amanda Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial