Parque do Utinga terá programação especial no Dia da Ave - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Parque do Utinga terá programação especial no Dia da Ave

As aves brasileiras são um patrimônio nacional e fazem parte de nossa riqueza biológica e cultural. As cores, sons e beleza sempre atraíram os olhares de seus apreciadores. Para homenageá-las, o governo brasileiro instituiu o dia 5 de outubro como o "Dia da Ave", tendo o sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) como a espécie símbolo do Brasil. A data será celebrada com uma programação especial e gratuita de educação ambiental neste sábado (5), para o público visitante do Parque Estadual do Utinga. O evento é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

As atividades têm como objetivo promover o conhecimento das aves e da biodiversidade. Haverá exposição fotográfica e apresentação do Teatro na Floresta com a Associação Amigos da Floresta Amazônica (Asflora). Além disso, será ofertado um curso introdutório de observação de aves ou "birdwatching", ministrado pelo médico veterinário e instrutor Naílson Neri Junior. O curso é voltado para entusiastas da ornitologia que atendam aos requisitos e tenham interesse em apreciar as aves sem interferir no seu ambiente natural. As vagas são limitadas a 20 pessoas.

Ararajubas - Os visitantes do Parque também terão a oportunidade de conhecer o projeto de Reintrodução e Monitoramento das Ararajubas (Guaruba guarouba) em Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém, chamado "Belém mais Linda". Parentes dos papagaios (Família dos Psitacídeos), as aves não eram observadas na área metropolitana da cidade há mais de 80 anos. Desde janeiro de 2018, está sendo realizada a soltura desses animais no Parque do Utinga, após passar por um período de adaptação, com o intuito de repovoar o local com um novo tom de verde e amarelo, a cor das ararajubas.

Serviço:

Interessados em participar da atividade de observação de aves (birdwatching) devem acessar e preencher o formulário com seus dados.

Confira a programação completa 
Fonte:Ideflor-Bio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial