Imagem original pela segunda vez no ano perto dos devotos - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Imagem original pela segunda vez no ano perto dos devotos


E mais um momento de muita emoção do Círio ocorre neste sábado, dia 12, às 12h30: a Descida do Glória, na Basílica Santuário. Com a presença de vários representantes convidados do Clero como o padre Alexandre Paciolli, que será acompanhado pelo grupo Vozes, o qual deve cantar a música Ave Maria, na hora da descida. Devem participar, ainda, os integrantes da Diretoria da Festa e da Guarda de Nazaré, que sobem para a retirada da Imagem que deu origem a uma das maiores festas católicas do mundo: o Círio de Nazaré.

A partir de então, a imagem original, de 28 centímetros, ficará em uma redoma de vidro no altar durante os 15 dias da festividade nazarena. Para muitos, este momento simboliza a proximidade da mãe com o filho e acontece desde 1992.

 Raridade – São raros os momentos de descida da Imagem Original do altar-mor da Basílica. A imagem só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais, como na procissão do Círio número 200 e também durante a visita do Papa João Paulo II à Belém – no dia 9 de julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a Imagem, e da janela do Arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé.



Atualmente, a Imagem só desce em outubro, no período da Festa de Nazaré, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à Santuário.



História – Em 1969, o Vigário de Nazaré, Padre Miguel Giambelli, decidiu descer a Imagem do Glória para ficar no Presbitério, mais próxima do povo, substituindo a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt. As primeiras descidas aconteciam às 23h, após a chegada do Pároco na Basílica, depois da Trasladação.  Antes, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré descia do Glória discretamente, com a Igreja fechada. Mas, desde 1992, a Basílica Santuário abre as portas para os fiéis acompanharem este momento especial, para terem um instante mais perto da Imagem encontrada por Plácido.



A Imagem encontrada por Plácido fica no Glória, sobre o altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Ela reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. E no braço esquerdo traz um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.



O Círio 2019



O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.



A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém e Vale. Como apoiadores master Celpa, Eletronorte, Cesupa, Imerys Rio Capim, CN Produções e DiCasa/ Coral. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Citropar Cítricos do Pará, CLP Locações e Eventos/ Trios Faraó, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Hidrovias do Brasil, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa, Três Corações Alimentos e Uniodonto.
Por:Rosana Pinto/Coordenadora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial