Guia da Maniçoba: veja onde encontrar o tradicional prato paraense em diferentes formatos - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Guia da Maniçoba: veja onde encontrar o tradicional prato paraense em diferentes formatos

Mapa do Guia da Maniçoba  — Foto: Arte: Henrique Fagundes
Risoto, bolinhos, pastel, coxinha, linguiça e opção vegetariana fazem parte do cardápio variado de derivados da maniçoba em Belém.
Com a chegada do mês de outubro e do Círio de Nazaré, a Cidade das Mangueiras se transforma na "Cidade da Maniçoba" - prato típico feito com folhas de mandioca, a maniva, e os ingredientes de uma feijoada. Nesta época do ano, o cheiro inconfundível da maniçoba invade cada esquina e a comida pode ser encontrada facilmente em vários restaurantes e pontos de venda.

Em um almoço do Círio "pai d' égua" a maniçoba não pode faltar. Alguns turistas até estranham a aparência da queridinha dos paraenses, que quanto mais dias apurada no fogo, mais escura - e deliciosa - fica. Ainda assim, a maioria se rende ao sabor, principalmente se vier acompanhada com uma boa farinha d' água.

O paraense gosta tanto de maniçoba que inventou várias formas de consumir o prato, além da tradicional. A criatividade dos chefs surpreende e agrada o paladar.

Segundo a chef Solange Saboia, a maniçoba é um prato típico que agrada a todos. “Apesar do visual não ser muito bonito, agrada mais que qualquer outro. Para diversificar, a gente começa a fazer outras coisas para ter a maniçoba no cardápio. É um ingrediente versátil, tem que ir testando”, explica Saboia.

O G1 selecinou nove pratos disponíveis em lanchonetes, bares ou restaurantes de Belém. Veja outros formatos disponíveis da maniçoba:
Saiba onde encontrar aqui:
Fonte G1Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial