Círio de Nazaré 2019: tradição de fé que ganha o mundo - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 12 de outubro de 2019

Círio de Nazaré 2019: tradição de fé que ganha o mundo

Cidade de Belém do Pará Iluminada. Comércio a todo vapor. Correria para o almoço em família. É outubro. É Círio da Nossa Senhora de Nazaré. Mais uma vez, a maior festa religiosa da América Latina e a maior festa cristã do mundo atrai fiéis de diversas regiões ao Pará. Fé, devoção, união e alegria fazem parte de um dos meses mais queridos dos paraenses.

Peregrinações com caminhadas, motos, carros, bicicletas, barcos e navios marcam os dias de celebração do Círio. Devotos peregrinam das diversas maneiras, vindo de vários lugares para homenagear a Nossa Senhora de Nazaré. As romarias representam um marco do Círio, em que a santa é homenageada nas avenidas e rios paraenses.

Realizado todo segundo domingo de outubro, o Círio é uma das principais manifestações Culturais do Pará. São décadas de tradição, de uma cultura que continua, mesmo após anos, intacta. É um momento que não existem diferenças. Todos se unem no mesmo propósito de fé: agradecer a padroeira, mãe de Jesus, e pedir suas bençãos.

Ao Pará, o Círio é a festa que mais atrai turistas, o que movimenta sua economia. Segundo Roberto Corrêa, membro da diretoria administrativa do Círio, Belém é uma terra abençoada que atrai, no Círio, turistas de todas as partes. “Esse turista movimenta muito a nossa economia. Não só das grandes empresas, mas das pequenas empresas familiares que colocam seus produtos à venda e consegue um lucro maior. Isso é muito importante para nossa região. Até aquele ambulante, pela Nossa Senhora, consegue alcançar mais fundos para sustento da sua família”, comemorou.

Programação Círio 2019

O segundo domingo de outubro é o auge da festa. É o momento em que os fiéis carregam a imagem nas ruas de Belém saindo da Catedral Metropolitana de Belém até a Basílica de Nazaré, com um público aproximado de 2 milhões. Entretanto, o Círio começa bem antes e não termina no domingo. Ele possui uma longa programação de peregrinações, com doze romarias oficiais.


Fotos: Fernando Nobre

#abrajetpa #turismo #ciriodenazaré #círiooutravez #outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial