Belém se ilumina para receber o Círio de Nossa Senhora de Nazaré - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Belém se ilumina para receber o Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Todo ano os paraenses arrumam a casa para receber o Círio de Nossa Senhora de Nazaré com a mesma dedicação que reservam aos preparativos para o Natal. A Prefeitura de Belém também entra nesse clima e garante mais um ano de ruas e pontos turísticos decorados para a festividade.

A decoração especial chega ao trajeto da grande romaria do Círio e da Trasladação, além de passar por alguns pontos, como as praças da Sé e Batista Campos e a avenida Visconde de Souza Franco. São milhares de elementos decorativos e luminosos em diversas formas e cores.

Na avenida Nazaré, próximo a Basílica Santuário, e ao longo de toda a avenida Presidente Vargas já é possível observar as cerca de 190 e 200 imagens luminosas, respectivamente, em forma de pombos com ramos no bico, meteoros e pingentes. Na Praça da Sé, são 17 figuras em formato de arabescos e fitas, com tamanho de 3,5 por 1,5 metros.

“Como já é tradição, pelo sétimo ano consecutivo trazemos essa decoração temática que já é esperada pela população. Todo ano pedimos para que a empresa vencedora da licitação para prestar os serviços instale uma decoração com elementos diferentes para abrilhantar o Natal dos paraenses”, afirma o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Manoel Machado.

Na avenida Visconde de Souza Franco, a esperada imagem luminosa de Nossa Senhora, com 20 metros de altura e 11 metros de largura, já está sendo montada. Serão milhares de lâmpadas de LED dando forma ao manto da santa, que esse ano terá a imagem de uma flor-de-lis.

A praça Batista Campos também está recebendo decoração especial, com mais de mil elementos luminosos. Mangueiras iluminadas, estrelas e meteoros estão sendo espalhados na praça. Contornando o local, imagens de pombos com ramos nos bicos recebem os visitantes. Nos portais de entrada, nos coretos e no posto da Guarda Municipal também serão instaladas luzes coloridas e imagens, bem como as pontes e pérgulas do lagos, com cascatas luminosas. No coreto central, haverá uma imagem da santa com dois metros de altura.

Passado o Círio, a decoração será adequada e ampliada para as festas de fim de ano.

Manutenção - A Seurb está ainda recuperando alguns pontos de calçadas que estavam danificadas ao longo do percurso do Círio por meio do Departamento de Obras Civis. Já a equipe do Código de Posturas fará ações constantes de desobstrução das calçadas nos trechos.

Texto:
Jaqueline Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial