Protagonismo do turismo na geração de empregos é destaque na ABAV - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 28 de setembro de 2019

Protagonismo do turismo na geração de empregos é destaque na ABAV

Ministro Marcelo Álvaro Antônio discursa na 47ª edição da ABAV Expo, em São Paulo
Mais de 26 mil profissionais, visitantes e expositores participam da 47ª edição da feira, que contou com a presença do ministro 
Os números impressionam: mais de 7 milhões de empregos e cerca de 8% do PIB vêm do turismo no Brasil. Nos sete primeiros meses de 2019, segundo dados do IBGE, atividades do setor registram alta de 3,2% e geraram 5,8% a mais de postos de trabalho em julho no país. Esses e outros dados foram destaque durante o primeiro dia da 47ª edição da ABAV Expo, maior feira nacional do ramo, aberta nesta quarta-feira (25), na capital paulista, com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Em seu discurso, o ministro citou as principais conquistas do governo Jair Bolsonaro na área, como a isenção de vistos a países estratégicos e a chegada de empresas aéreas low costs. Marcelo Álvaro destacou o empenho do presidente pela superação de desafios no turismo. “O Brasil vive um novo momento sob a liderança do presidente Bolsonaro, que está determinado em melhorar o ambiente de negócios no país‪. O turismo pode e deve estar no centro da agenda econômica, talvez sendo a maior mola propulsora da geração de emprego e renda no Brasil”, reiterou o ministro.

‪Álvaro Antônio acrescentou que o Ministério do Turismo trabalha a organização de roteiros a exemplo do Jalapão (TO) e da Serra da Capivara (PI), com melhorias em infraestrutura, acesso e conectividade aérea. O órgão, completou o ministro, também atua para potencializar o turismo rodoviário, tendo como base as rotas do Programa Investe Turismo. “Queremos fazer pelo menos 30 terminais rodoviários de última geração e investir nos portos nacionais. Todo esse trabalho é uma agenda conjunta com outros ministérios, como o do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura”, explicou.

Já a presidente da ABAV Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Magda Nassar, informou que as 2.300 entidades ligadas ao grupo faturaram R$ 31 bilhões em 2018. Além disso, cerca de 85% de todas as vendas de produtos e serviços turísticos foram realizadas por agências de viagens. “Tenho muito orgulho de ser uma agente de viagens e fazer parte de um segmento como o turismo, que gera 319 milhões de empregos e US$ 8,8 trilhões para a economia mundial. Nossa indústria merece mais atenção”, enfatizou a presidente.

Também presente, o secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, observou que o desenvolvimento proporcionado pelo segmento envolve avanços econômicos e sociais. “O cidadão com emprego e oportunidade ocupa espaços fundamentais na sociedade. A pauta da atual gestão, conduzida pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio, é a continuidade da pauta dessas pessoas aqui presentes, que pedem liberdade para trabalhar pelo Brasil”, enalteceu.

TOUR PELA ABAV

O ministro Marcelo Álvaro visitou espaços de promoção de diversos estados brasileiros no evento, como Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Minas Gerais e São Paulo, este último anfitrião da feira. Álvaro Antônio encerrou o tour no estande do Ministério do Turismo, que se divide em quatro áreas temáticas: Atendimento, Destinos do Brasil, Experiências do Brasil e Sabores do Brasil.

O local, compartilhado por destinos e entidades parceiras do órgão, permite conhecer de forma detalhada os projetos da Pasta, a exemplo do apoio a obras de infraestrutura, do acesso a crédito e investimentos, além de parcerias público-privadas e acordos internacionais firmados pela atual gestão. Com o tema ‘Transforma: o Turismo pronto para novos desafios’, a feira segue até 27/09, quando será aberta ao público em geral.

Edição: André Martins 
Por Cecília Melo
Crédito: Roberto Castro/MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial