MTur fiscaliza hospedagens em Gramado e Canela - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

MTur fiscaliza hospedagens em Gramado e Canela

Ação educativa, realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, resultou em novos prestadores formalizados pelo Cadastur
Ação educativa esteve em vários estabelecimentos de Gramado e Canela (RS). Crédito: Divulgação

Técnicos do Ministério do Turismo continuam com as fiscalizações em hospedagens de todo o Brasil a fim de conscientizar os prestadores sobre a importância de se cadastrar no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Nesta semana, as equipes estiveram em Gramado e Canela (RS), cidades que recebem mais de seis milhões de turistas todos os anos.

Em três dias de fiscalização, 83 hotéis e pousadas dos dois municípios foram visitados e notificados pelos agentes para providenciarem a regularização no sistema do MTur. As visitas técnicas foram precedidas de um trabalho remoto que notificou 125 prestadores de serviço nos municípios. No total, 208 hospedagens foram fiscalizadas.

Os meios de hospedagem estão entre os serviços turísticos de cadastro obrigatório no Cadastur. Atualmente, 692 estabelecimentos estão cadastrados no estado do Rio Grande do Sul, 126 em Gramado e 38 em Canela. Além de assegurar aos hóspedes a contratação de um serviço formalizado no Ministério do Turismo, o cadastro de meios de hospedagem contribui para a categorização dos destinos no Mapa do Turismo Brasileiro. Gramado, por exemplo, é um destino da categoria “A” que representa as capitais e os municípios com maior fluxo turístico, maior número de estabelecimentos, empregos e arrecadação de impostos federais no setor de hospedagem.

CADASTRO 

A maioria dos programas e ações do Ministério do Turismo voltados para os municípios e empreendedores, como o financiamento de projetos, exige o número do Cadastur. Além de garantir diversas vantagens e oportunidade de negócios, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos também é uma importante fonte de consulta para o turista, com mais de 90 mil prestadores de serviços.

Além dos meios de hospedagem, são considerados serviços turísticos de cadastro obrigatório as agências e guias de turismo, transportadoras e acampamentos turísticos, parques temáticos e empresas organizadoras de eventos. O cadastro é gratuito e deve ser feito online. Para se cadastrar basta acessar o site https://cadastur.turismo.gov.br, preencher o formulário eletrônico e seguir as instruções para obter o certificado com o número do Cadastur.

Edição: Rafael Brais
Por Vanessa Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial