Segunda edição do Hackatur define finalistas em MG - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Segunda edição do Hackatur define finalistas em MG

Startups foram desafiadas a pensarem inovações para área gastronômica
Competição é uma parceria entre a prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae de Minas Gerais, por meio do Investe Turismo
A segunda edição do ‘Hackatur - Desafios de Inovação no Turismo’, competição tecnológica voltada para o setor turístico, chega a sua última etapa em Minas Gerais. A proposta deste ano é desafiar startups a desenvolverem um programa para web, mobile e hardware voltados para o segmento gastronômico. O evento, que faz parte das ações do programa Investe Turismo, é realizado em parceria com o Circuito Gastronômico da Pampulha.

Dentre os 35 participantes, nove foram selecionados para a fase final, que acontece no dia 29 outubro em Belo Horizonte (MG). São eles: VG Resíduos, Omnyx, Metha Energia, Abrasel, Pague Simples, I3T, Embark, Esoft, Consyti. As propostas apresentadas criam soluções diversas que podem ser úteis ao setor gastronômico nacional, como cardápio digital, gestão de filas e reservas, melhor aproveitamento de resíduos, sistemas de pagamentos e pedidos, redução de energia e melhor relacionamento com clientes.

Na etapa final será feito um diagnóstico do grau de maturidade das equipes, uma oficina de alinhamento para mentores, consultorias individuais, visitas técnicas para validação das tecnologias e um workshop de encerramento para anunciar o resultado da competição. Dois projetos serão premiados e cada vencedor levará um prêmio de R$5 mil.

O turismo inteligente é uma das necessidades expressas no Plano Nacional de Turismo 2018/2022, do Ministério do Turismo. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a iniciativa é forte indutora de inovação para o setor turístico brasileiro. “Temos uma grande diversidade gastronômica, que, aliada ao turismo e à tecnologia, pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades, oferecendo experiências culturais ímpares. Eventos como estes tornam o segmento dinâmico, criativo e ajudam a ofertar várias possibilidades para a promoção dos destinos e da economia regional”, destaca.

O Hackatur é um programa de aceleração voltado à promoção do empreendedorismo e a inovação para o segmento de gastronomia em Belo Horizonte. Este projeto tem papel central na estratégia de inovação aberta do Sebrae MG e visa atrair talento e capacidade empreendedora para o desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado de turismo em Belo Horizonte.

 *Com informações da Belotur

Edição: Rafael Brais
Por Vanessa Castro
Crédito: @neoventurescorp/Instagram 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial