Nova versão do aplicativo “KD a Berlinda” trará mais informações e interatividade - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Nova versão do aplicativo “KD a Berlinda” trará mais informações e interatividade

Faltando um pouco mais de dois meses para a o início das festividades do Círio de Nazaré deste ano, já está em andamento o desenvolvimento da nova versão do aplicativo "KD a Berlinda", que se popularizou entre os fiéis que acompanham as 12 procissões que integram a quadra nazarena. O app para celulares permite que o usuário saiba a localização exata da berlinda que percorre às ruas da capital paraense (e também de Ananindeua e Marituba em uma das procissões) levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, mais próxima de seus fiéis.
Uma reunião entre os diretores da Empresa de Tecnologia da Comunicação e Informação do Estado do Pará (Prodepa) e a Diretoria da Festa de Nazaré, tratou sobre novidades e melhorias para a nova versão do aplicativo. Quem já usou o KD a Berlinda em anos anteriores e acessar a que a nova versão em construção, verá mais interatividade e ampliação dos recursos que já existiam.

O aplicativo, que é desenvolvido pela Prodepa há 8 anos, vem crescendo anualmente em número de downloads. Em 2012, ano de seu lançamento, 20 mil pessoas utilizaram o recurso. Ano passado, por exemplo, esse número saltou para 600 mil, demonstrando a importância que ele tem.

A ideia para esse ano e que o aplicativo mostre, até mesmo, as peregrinações fora das procissões que antecedem ao Círio, como as que acontecem em órgãos públicos e hospitais, por exemplo. "Isso é muito importante para os fiéis que querem estar presente nesses momentos de evangelização", diz Claudio Acatauassú Nunes, diretor coordenador do Círio 2019.

"Ter a Prodepa como colaboradora e parceira da Diretoria da Festa é muito importante e vai ser possível demonstrar, a quem queira acessar, onde está a nossa imagem peregrina em todas as suas 12 procissões do Círio", pondera Cláudio.

Marcos Brandão, presidente da Prodepa, detalhou sobre a importância de ampliar o diálogo com a organização do Círio para tratar sobre melhorias nos serviços oferecidos para a população e turistas nesse que um dos mais importantes para o Estado do Pará, seja para a cultura, para a fé, como também para a economia local.

O diretor de Desenvolvimento de Sistemas, Gustavo Costa, apresentou a proposta para o novo layout do aplicativo e novas funcionalidades a serem implementadas. "Estamos trabalhando em um novo design paro o aplicativo, incluindo galeria de fotos e cartazes dos Círios anteriores, em alta resolução, para que possam servir de papel nos celulares dos usuários", antecipa algumas novidades.

Pela Prodepa, estiveram presentes na reunião o Presidente Marcos Brandão; o diretor Gustavo Costa e o a Assessor da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, Antônio Mokarzel. Representando a Diretoria da Festa estavam os diretores Oswaldo Diniz Mendes, da Diretoria de Marketing; Mário José Tuma Junior, da Diretoria de Procissões; Antônio Américo, Diretor Secretário; e Cláudio Acatauassú Nunes, o Diretor Coordenador 2019.

Como funciona o App "Kd a Berlinda:

- O aplicativo é um sistema georreferenciado onde as coordenadas de localização da berlinda são capturadas por GPS, em tempo real, permitindo aos romeiros e fiéis acompanharem o trajeto percorrido e o tempo de cada procissão.

- O aplicativo foi lançado em outubro de 2013 e já recebeu diversas atualizações e está disponível nas plataformas Android e IOS. Além disso, está disponível em Português e Inglês.

- Dentre as funcionalidades, é possível localizar a berlinda, acompanhar a romarias, assistir ao vivo a transmissão, o histórico de onde a berlinda já passou e um tutorial de como usar o aplicativo.

- Com ele, é possível verificar, também, outras opções de trajeto, o que auxilia o usuário a ir de um ponto a outro, não necessariamente onde a berlinda esteja.

- No site do Kd a Berlinda, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido. São usadas aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular.

Por Luiz Flávio (PRODEPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial