Coro Carlos Gomes abre programação do semestre do Liceu de Bragança - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 31 de agosto de 2019

Coro Carlos Gomes abre programação do semestre do Liceu de Bragança

O Liceu de Música de Bragança (no nordeste paraense) promoverá no próximo domingo (1º), às 19h30, o início das atividades do semestre com apresentação do Coro Carlos Gomes, acompanhado da Orquestra de Câmera, em concerto de estreia, sob a regência da maestrina Maria Antonia Jiménez. O evento será no Teatro do Liceu, resultado da parceria entre o governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, com apoio da Academia Paraense de Música e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

"A oportunidade de apreciar o grupo musical do Coro Carlos Gomes, que possui uma grande importância no cenário da música coral no Brasil, é maravilhosa para a comunidade do município de Bragança, pois, além de ouvir o repertório renascentista, barroco até a música do século XIX, e também ouvir arranjos para coros de músicas da MPB, poderá interagir com a produção da música paraense de câmara", disse o coordenador do Liceu, Claudio Trindade.

A entrada para o evento será gratuita. O interessado deverá comparecer à bilheteria do Teatro do Liceu, localizado na Rua Justo Chermont, s/n, no centro da sede municipal de Bragança, neste sábado (31), a partir das 09 h, para retirar os ingressos.

Cultura musical - O grupo artístico da Fundação Carlos Gomes foi criado em 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez. Desde que surgiu, há 23 anos, inseriu-se nas atividades culturais do Pará, realizando um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira, e contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical.

O Coro possui três CDs gravados: O "Belo" (2002), "O Cantochão dos Mercedários do Grão-Pará" (2004) e "Cantares". Em 2010, surpreendeu o público com a estreia mundial e registro fonográfico da obra "Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré". O repertório é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita, tanto à capela quanto sinfônico coral, e interpretando também música popular, folclórica e contemporânea.

Formação técnica - Inaugurado em 2018, o Liceu da Música de Bragança e o Teatro do Liceu têm a missão de fomentar a cultura paraense no âmbito educacional e artístico, sobretudo por meio de uma escola livre de formação técnica de músicos não só em Bragança, mas em outros municípios, notadamente do nordeste paraense.

As atividades realizadas no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) englobam ações de extensão com oficinas de curta duração, voltadas à formação em diversos instrumentos. Há também o apoio ao Projeto Jovens Talentos e atividades do Curso de Licenciatura Plena em Música. O Liceu realiza, ainda, ações culturais ligadas ao Sistema Integrado de Teatro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e diversas atividades artísticas e culturais na região.

Serviço: Apresentação do Coro Carlos Gomes no Teatro do Liceu de Bragança no domingo (1 de setembro), as 19h30. Entrada gratuita (retirada de ingressos no sábado, 31 de agosto, às 09 h, no Teatro do Liceu), na Rua Justo Chermont, s/n, no centro da sede municipal.
Por:Ag.Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial