Boieiras são capacitadas para a terceira edição do “Circuito Gastronômico - Mercado Criativo” - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 3 de agosto de 2019

Boieiras são capacitadas para a terceira edição do “Circuito Gastronômico - Mercado Criativo”

O primeiro dia de capacitação das boieiras do Mercado de Carne Francisco Bolonha, do Complexo do Ver-o-Peso, foi de aprendizado. O curso começou na tarde desta quinta-feira, 1, no Campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama), e é parte da preparação para a terceira edição do “Circuito Gastronômico - Mercado Criativo”, realizado pela Prefeitura de Belém por meio da  Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

A capacitação aborda habilidades básicas em gastronomia, planejamento e elaboração de receitas, assim como excelência em atendimento. Ao todo serão três dias de aprendizado com receitas inéditas dos chefs que ministrarão aulas utilizando ingredientes amazônicos, técnicas da cozinha indígena e praticando a reutilização de insumos regionais.

A chef Ana Claudia Follmann, que capacitou os participantes no primeiro dia, diz que é muito importante para as boieiras inovar. "O objetivo é fazer com que elas utilizem os ingredientes que já usam todos os dias e sirvam aos clientes de um jeito diferente: aproveitem tudo que tem na cozinha delas, até as raízes", explicou.

A boieira Licia Dias, de 39 anos, trabalha há 20 anos no Mercado de Carne, com a mãe. Licia estava muito empolgada com as dicas. "Não deixei passar uma dúvida, perguntei tudo. Eu gostei muito do curso, por que nós precisamos inovar e testar se o nosso cliente vai gostar. Acho que a ida do Circuito Gastronômico para lá vai ajudar muito a levar outro tipo de público e fortalecer a clientela que a gente já tem", falou. 

Claudia Sadalla, diretora de negócios da Codem, diz que agregar conhecimento é relevante para que as pessoas que trabalham todos os dias no Mercado Francisco Bolonha tenham a oportunidade de aprender e se reiventar. "As boieiras são a nossa alma. Quando a gente lembra que Belém é a cidade criativa da gastronomia, não são só os grandes chefs, são os nossos mercados, as tapioqueiras, as pessoas que vendem tacacá, é dar às boieiras o sentimento de pertencimento e reconhecimento da importância que essas pessoas têm para a gastronomia da cidade", disse.

Serviço - A terceira edição do “Circuito Gastronômico - Mercado Criativo” será realizado dia 10 de agosto, no Mercado de Carne Francisco Bolonha. Durante o evento as boieiras participarão de um concurso que elegerá o melhor prato, por voto popular.

Texto:
Jamyla Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial