Mosqueiro celebra 124 anos - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 6 de julho de 2019

Mosqueiro celebra 124 anos

A ilha de Mosqueiro se tornou a parada obrigatória do servidor público Jonatas Ferreira, de 27 anos, durante as férias escolares do mês de julho.  Natural do estado do Rio de Janeiro, o servidor se apaixonou pelos encantos da ilha, tanto que não abre mão de incluir o distrito no roteiro de férias da família. “Vim no ano passado a convite de minha sogra, que é paraense, mas mora no Rio de Janeiro há muito anos e me encantei pelo bucolismo do local”, contou o rapaz, que este ano fez questão de trazer o amigo carioca Natan Gomes, de 21 anos, para conhecer a beleza da ilha.

Assim como o carioca, muitos visitantes não abrem mão de passar as férias na bela ilha, que neste sábado, 06, comemora 124 anos. “Venho logo no início do mês para evitar o tumulto, pois tenho crianças e gosto que se divirtam na tranquilidade”, comentou a autônoma  Larissa Dereci, que todos os anos passa as primeiras semana de julho em Mosqueiro. "Por mais que a família tenha algum passeio programado para outro local, sempre damos um jeito de passar em Mosqueiro no início do mês", contou.

Neste ano, os veranistas terão como opção de lazer as orlas das praias do Marahu, com a obra do muro de arrimo já concluída, e Baia do Sol, onde o trabalho está bastante avançado, faltando apenas a pavimentação da orla. “Este ano as ações estão avançando com rapidez e isso é muito bom. Quando a pista for concluída teremos um espaço belíssimo como opção para passear”, comentou a dona de casa Fátima Moura, de 52 anos, uma moradora apaixonada pela ilha. “Não troco Mosqueiro por nada, pois sou nascida e criada neste local com tantos encantos”, disse a dona de casa.

Já o vendedor Ismael Tavares demonstrou a satisfação em acompanhar de perto o serviço de limpeza da ilha. “A Prefeitura de Belém está de parabéns pelo trabalho que vem efetuando tanto de limpeza de ruas quanto de recuperação asfáltica. Fico muito feliz em acompanhar tudo de perto, pois a limpeza da ilha reflete positivamente em nossas vendas”, declarou o morador. Durante todo o mês de julho, uma vasta programação será oferecida aos visitantes da ilha. Equipes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estão no distrito orientando os condutores de veículos.

Além das grandes obras que estão sendo realizadas na ilha, ações de limpeza estão sendo executadas em todos os bairros da ilha. “A Prefeitura montou uma série de ações dentro da Operação Verão com o objetivo de preparar a ilha de Mosqueiro para receber os veranistas. Estamos com máquinas em diversas áreas do distrito, com ações de recuperação e pavimentação de vias, limpeza, além da obra da Ponte da Variante que está sendo executada”, detalhou o secretário Claudio Mercês.

Aniversário - E para comemorar os 124 anos da ilha, a Prefeitura de Belém preparou uma programação especial neste sábado, 06, a partir das 9h na Praça da Vila, no distrito. Durante o evento haverá a apresentação da banda de música da Guarda Municipal de Belém e o tradicional corte do bolo que, neste ano, terá cinco metros de comprimento. Ainda durante a manhã, a Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) vai realizar ações do projeto Brinca Belém, com atividades recreativas para as crianças da ilha. A atividade também será na praça da Vila. A partir das 10h, a Prefeitura inaugura a nova academia ao ar livre do Chapéu Virado, na avenida Beira Mar. Já às 10h30, inicia mais uma ação de verão com torneio de futevôlei e aquathon (natação + corrida).

Veja a programação completa:

9h – Parabéns com bolo de aniversário e apresentação da banda de música da Guarda Municipal de Belém e atividades do projeto Brinca Belém.

Local: Praça da Vila

10h – Inauguração da nova academia ao ar livre do Chapéu Virado.

Local: Avenida Beira Mar. Praia do Chapéu Virado, em frente a Escola Estadual Bruno de Menezes.

10h30 – Torneio de Futevôlei, seguido de competição Aquathlon (natação + corrida).

Local: Praia do Farol

Texto:
Noely Lima
Uma expedição gastronômica pela Ilha de Mosqueiro - Pará - Brasil. Este é o documentário Mosqueiro: Ilha dos Sabores. Neste passeio, você conhece não só as delícias da Ilha, como também histórias muito especiais que só poderiam ser contadas por quem vive em Mosqueiro, nome que deriva inclusive de uma técnica indígena de preparação do peixe, o Moqueio.


Postado por Cleiton Palmeira=diretor de expansão Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial