25 de Julho dia do Produtor Rural - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 25 de julho de 2019

25 de Julho dia do Produtor Rural

Brasil: um dos cinco maiores produtores de alimentos do Mundo

Segundo a FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Brasil é um dos cinco maiores produtores de alimentos do Mundo e o segundo maior exportador. O Brasil figura como 3º maior produtor e 2º maior exportador de alimentos.

Neste cenário, é do Pará a maior produção nacional de açaí, cacau, dendê, mandioca, pimenta-do-reino, abacaxi, 3º na produção de banana, 4º na produção de coco. Mais do que isto, é o maior rebanho de búfalos do país e 4º maior rebanho bovino, além de maior exportador de gado em pé. Também se destaca na produção de grãos (soja), avicultura, apicultura, citricultura, florestas plantadas e na expressiva criação nativa de pirarucu.

Para o presidente da Faepa, Carlos Xavier, estes números sugerem que o Pará é um celeiro na produção de alimentos, graças ao trabalho do produtor rural. “O Sistema Faepa/Senar/Sindicatos atua na representação dos interesses dos produtores rurais, visando fortalecer o setor agropecuário, que segue como protagonista da economia nacional. Ao produtor rural, a nossa gratidão”, observa.

O Senar Pará também faz parte dessa história de evolução e transformação do homem do campo, proporcionando mudança de atitude do produtor, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros, conta o superintendente Walter Cardoso. “Só em 2018, foram mais de 80 mil pessoas assistidas de forma gratuita pela instituição através das ações de Formação Profissional Rural, Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio e na Assistência Técnica e Gerencial, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania”, destaca.

 Senar: A Escola da Terra

 Em parceria com os 132 Sindicatos de Produtores Rurais do Estado do Pará, o Sistema Faepa/Senar atendeu 83.544 pessoas em 2018

 ·         2.778 ações de Formação Profissional Rural - FPR

·         46.704 produtores capacitados nas ações de FPR

·         1.274 alunos da Rede e-Tec

·         1.617 atividades de Promoção Social - PS

·         27.696 pessoas atendidas nas ações de PS

·         9.144 pessoas atendidas pelos programas especiais
Fonte:FAEPA
Postado por Cleiton Palmeira diretor de expansão no Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial