O Graesp atua no resgate e salvamento de pessoas - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 27 de junho de 2019

O Graesp atua no resgate e salvamento de pessoas

Graesp treina agentes de segurança que atuarão na Operação Verão 2019
Um grupo de 36 alunos do Treinamento de Requalificação de Operador Aerotático, formado por policiais civis, militares e bombeiros, além de médicos e enfermeiros da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi certificado na tarde desta quarta-feira (26). O treinamento foi realizado pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp), por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com o objetivo requalificar e aprimorar os agentes de segurança que participam de ações de resgate e salvamento com aeronaves.
"A finalidade do curso foi reciclar e aprimorar nossa equipe de tripulantes, além dos médicos e enfermeiros que fazem parte das operações aerotáticas de salvamento e resgate. Intensificamos esse treinamento, especialmente para preparar os nossos agentes nas ações desenvolvidas durante a Operação Verão", informou o delegado Nelson Sobreira, coordenador de Segurança Operacional do Graesp.

Disciplinas específicas - Com carga horária de 180 horas, dividido em três turmas, o curso foi realizado no município de Terra Alta, no nordeste paraense, onde os alunos puderam aprimorar o conhecimento na área de operações aerotáticas. As aulas foram ministradas por operadores do Grupamento Aéreo, e contaram com disciplinas específicas sobre preparação e capacitação de tripulantes, explicou o instrutor de tiro embarcado, cabo Bruno Gaspar, operador aerotático do Graesp.

"Uma gama de conhecimentos foi revista durante o treinamento, em um processo de requalificação contínua para a formação de um operador aerotático, como a utilização de rapel, treinamentos voltados aos resgates aquáticos e em terra firme. Tivemos também aulas de combate a incêndio e treino embarcado, tudo voltado para que esse agente pudesse se qualificar com o objetivo de melhorar sua atuação e o atendimento oferecido à sociedade", ressaltou o instrutor.

Para o 3º sargento PM Edir Carlos Quaresma, que atua há 12 anos no Graesp, o treinamento é importante para aprimorar o trabalho já realizado e manter a equipe de tripulantes preparada para atuar nas operações de segurança pública. "Nosso trabalho é conduzir e resgatar a população em situações onde é necessário o transporte aéreo para dar apoio e realizar salvamentos e resgates. Com essa reciclagem, nós poderemos atuar de forma mais segura, especialmente durante o período de veraneio, onde as atividades ganham uma maior intensidade", frisou o militar.

Operação Verão - Pela primeira vez, desde 2014, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública realiza essa capacitação, que teve como principal objetivo preparar e reforçar a equipe de agentes que atuarão na Operação Verão deste ano. "Nossa equipe de agentes é, na sua maioria, formada fora do nosso Estado. A realização desse curso no Pará é uma conquista muito positiva para nós, que estamos à frente das operações e sabemos da importância em preparar os agentes, para que eles possam atuar de forma segura, resguardando, em primeiro lugar, as suas vidas, e atender a população de forma eficaz e ainda mais segura", enfatizou o coronel Armando Gonçalves, diretor do Graesp.

O secretário adjunto de Operações, Rômulo Rodovalho - representando o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado – destacou na solenidade de certificação a importância dos investimentos em capacitações e treinamentos na área operacional. "Ficamos muito satisfeitos em realizar essa reciclagem, especialmente em atender aos nossos agentes que atuam diretamente nas ações operacionais do Grupamento Aéreo. Na área operacional é de extrema importância rever conceitos e atualizar, constantemente, os envolvidos diretamente nessa atividade. Nosso intuito é oferecer periodicamente esse tipo de formação, dentro do nosso Estado, para que eles possam estar preparados para auxiliar e agir, sobretudo, de forma segura, resguardando suas vidas e a vida da população", acrescentou Rômulo Rodovalho.
Por Walena Lopes (SEGUP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial