MTur participa de Mercado de Indústrias Criativas Argentinas - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 28 de junho de 2019

MTur participa de Mercado de Indústrias Criativas Argentinas

Evento vai até a próxima terça-feira (02/07), e irá reunir empresas e profissionais de diversos setores da economia criativa
5ª edição do Mica incentiva atividades turísticas com base na economia criativa
O secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, participa a partir desta sexta-feira (28), em Buenos aires (ARG), do Mercado de Indústrias Criativas da Argentina (MICA). Esta é a quinta edição do evento, que possui relevância internacional no âmbito do Mercosul Cultural. A programação se estende até a próxima terça-feira (02), quando será encerrada a Cúpula Cultural das Américas com a presença de ministros e secretários de cultura de diversos países da região.

O MICA tem como objetivo o desenvolvimento, profissionalização e articulação das indústrias criativas. O evento contará com rodadas de negócios, espaços de networking, showcases, conferências, treinamentos e exposições. Participam do “mercado”, empresas e profissionais argentinos de diversos setores da economia criativa, entre eles, audiovisual, artes cênicas, design, edição, publicidade, música, videogames e artes visuais. Buenos Aires integra a rede internacional de cidades criativa da Unesco com o título de Cidade Criativa do Design.

“Nossa participação no MICA permite uma visão ampliada da dinâmica de integração dos setores da economia criativa, numa cidade que prioriza a arte como fator de desenvolvimento econômico e possui políticas públicas de desenvolvimento do setor há mais de 10 anos, com impactos diretos na atividade turística”, destacou Bob Santos. A agenda do secretário inclui um workshop sobre Novos Indicadores Culturais, rodada de negócios, reunião com o secretário de Cultura da Argentina, Pablo Avelluto, e diálogo estratégico sobre políticas públicas e economia criativa na América Latina promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos.

A coordenadora-geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa do MTur, Nicole Facuri, também integra a comitiva do Brasil e ressalta a importância da presença do Ministério do Turismo no evento. “ O MICA viabiliza a aproximação e interação do MTur com representantes internacionais da economia criativa. É uma troca oportuna de experiências, fundamental para o objeto de trabalho da nossa área técnica”, disse.

O Brasil possui atualmente 8 cidades criativas reconhecidas pela Unesco: Brasília e Curitiba, no design; Belém, Paraty e Florianópolis, na gastronomia; Santos, no cinema; João Pessoa, no artesanato e Salvador, na música. Os ministérios do Turismo e da Cidadania estão articulando a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. São destinos turísticos com foco em atividades relacionadas ao audiovisual, artes visuais e dramáticas, conteúdo literário, design, mídias digitais, música, artesanato, folclore e culinária.

Flybondi - Ainda em Buenos Aires, o secretário Bob Santos tem reunião agendada para esta sexta-feira (28) com Felipe Rachid, diretor da companhia aérea Flybondi. A empresa aérea de baixo custo, em operação na Argentina, foi fundada em 2018. A reunião tem o objetivo de conhecer os planos de expansão da companhia e atrair investimentos para o mercado aéreo doméstico brasileiro, tendo como base a abertura do Brasil em até 100% do capital estrangeiro para empresas aéreas.

NOVA SECRETARIA – Criada neste ano, a Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo possui, entre outras atribuições, a missão de articular ações que promovam e incentivem o consumo de produtos turísticos baseados no capital cultural, intelectual e na criatividade dos destinos.

Edição: Victor Alves
Por Geraldo Gurgel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial