Mercado de Carne recebe o Circuito Gastronômico Mercado Criativo - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sábado, 1 de junho de 2019

Mercado de Carne recebe o Circuito Gastronômico Mercado Criativo

Belém recebeu em 2015 o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e promove, neste sábado, 1º, mais uma programação para incentivar gastronomia criativa na cidade: O Circuito Gastronômico Mercado Criativo, organizado pela Prefeitura de Belém por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), ocorreeu no Mercado de Carne Francisco Bolonha, no complexo do Ver-o-Peso, das 9 às 18 horas.

O evento teve a participação de chefs convidados, além dos permissionários do Mercado Francisco Bolonha, escolhido para sediar esta primeira edição do evento. Na programação deste sábado, cada chef ou empreendimento convidado ocupará um dos boxes dentro do Mercado, onde vão comercializar seus produtos a preços populares. A programação teve ainda apresentações da Banda da Guarda Municipal de Belém, do DJ Bernardo Pinheiro e da banda Farofa Tropikal.

Claudia Sadalla, diretora de negócios da Codem, explica que trabalhar com um evento dentro de mercados públicos de Belém resgata o sentimento de pertencimento do povo. “Queremos resgatar nossos mercados para as pessoas voltarem a circular nesses ambientes, de voltarem a o hábito de frequentar, almoçar e fazer feira neles. Os mercados são uma parte muito importante da nossa cultura e a gastronomia promove esse pertencimento, em um resgate das pessoas à sua cidade”, comentou.

Potencial - “A expectativa é muito boa, nós sempre vislumbramos o grande potencial dos mercados públicos de Belém. Esse evento é o começo de uma grande era na gastronomia paraense e de rua em Belém”, disse Artur Bestene, mais conhecido como Arturzão, um dos chefs convidados pela Prefeitura de Belém. Ele  ofereceu no Circuito um sanduíche de linguiça de jambu, com mostarda de tucupi e queijo do Marajó gratinado.

Arturzão espera muita diversidade no uso dos ingredientes tradicionais paraenses. “Sei que vai ter muita coisa gostosa, com grande variedade, sempre enaltecendo os ingredientes da nossa terra”, disse.

O chef Arturzão destaca a importância que a culinária tem para o povo paraense e, para ele, por isso um evento como Mercado Criativo deve ser realizado. “Em algumas capitais, o povo se encontra na praia ou em praças. Em Belém, temos mercados, onde as pessoas vão poder prestigiar um evento, que marca o encontro do público celebrando a nossa gastronomia”, destacou Arturzão.

Preparativos - Os permissionários do Mercado de Carne Francisco Bolonha estão se preparando há alguns dias para mostrar o trabalho desenvolvido por eles na culinária paraense. O Portal do Trabalhador, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), ofereceu qualificação sobre Excelência em Atendimento aos permissionários. A capacitação ocorreu entre os dias 27 e 29 deste mês, com foco nas aulas práticas de atendimento e na confecção dos pratos.

O comerciante Nazareno Cardoso trabalha no complexo do Ver-o-Peso há 40 anos e participou em todos os dias da capacitação. Para ele, esse tipo de evento é importante para o aprendizado de novas técnicas e para inovar no negócio. “Um evento como esse movimenta nossa renda no Mercado, e queremos fazer alguma coisa diferente, mesmo que seja simples. O que importa é o que aprendemos no treinamento. Então, estamos chamando a todos para ver e comprar o produto do nosso trabalho”, destacou Nazareno.

O Circuito Gastronômico Mercado Criativo dará continuidade aos eventos realizados desde 2015, quando Belém recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia, com uma agenda de eventos nacionais, internacionais e locais. Em novembro de 2018, o primeiro Circuito Gastronômico foi realizado no Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha, e a partir deste Circuito no Mercado de Carne Francisco Bolonha outros mercados públicos na capital paraense serão contemplados com o Circuito.

Serviço - Circuito Gastronômico Mercado Criativo neste sábado, 1º de junho, no Mercado de Carne Francisco Bolonha, das 9h às 18h. A entrada é gratuita e os pratos serão comercializados a preços populares.

Texto:
Isabela Quirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial