Participação do Turismo no PIB Nacional tem crescimento - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Participação do Turismo no PIB Nacional tem crescimento

Viajar a lazer, férias e conhecer diversas culturas. Cada vez mais as pessoas querem sair dos seus locais de residência para se aventurarem e curtirem novas paisagens. Esse desejo se reflete também nos estudos e pesquisas.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), apresentou que o turismo trouxe diversos benefícios para a economia do Brasil. Conforme o estudo, elaborado pela Oxford Economics, a contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (aproximadamente R$ 583 bilhões). Enquanto em 2018, o turismo correspondeu a 8,1% das riquezas nacionais, em 2017 esse percentual era de 7,9%.

Esse incremento na área turística ajuda a elevar a quantidade de vagas de emprego: são 6,9 milhões de pessoas que ocupam trabalhos no setor de turismo. Para o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é um dado que confirma a capacidade do turismo de responder aos desafios da economia, sobretudo em um cenário onde o país precisa de estímulos para retomar o crescimento. "Na última década, o turismo foi responsável por 1 em cada 5 empregos gerados no mundo e todo esse potencial de geração de novos postos de trabalho se repete no Brasil, onde a participação do mercado de viagens no PIB nacional chega a 8% com cerca de 7 milhões de empregos gerados nas atividades do setor. O mais animador é a certeza de que temos potencial para ampliar ainda mais os efeitos positivos do turismo na economia e alcançarmos as metas de incluir mais 40 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens, de aumentar de 6 milhões para 12 milhões o fluxo internacional e gerar 2 milhões de postos de trabalho no setor"
Fonte:Festuris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial