Praias de Mosqueiro recebem nova iluminação pública - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

domingo, 10 de março de 2019

Praias de Mosqueiro recebem nova iluminação pública


Morador da ilha de Mosqueiro, Antônio Pereira, 32, trabalha há dois anos em uma barraca na praia do Paraíso atendendo moradores e turistas. Nas últimas semanas, Antônio ganhou a companhia da nova iluminação da orla e não esconde a felicidade. “Aqui na praia do Paraíso a iluminação está ótima. A orla ficou excelente e com isso trouxe mais famílias para cá. Durante a noite dá para ver a praia e ajudou muito no movimento da nossa barraca. Confesso que nunca imaginei a praia do Paraíso assim”, conta.

A admiração de Antônio é reflexo do projeto de urbanização da orla de Mosqueiro, que está sendo feita pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Com investimento de pouco mais de R$ 471 mil, a nova iluminação da praia do Paraíso contempla 36 postes metálicos de design moderno e funcional, 23 luminárias com lâmpadas de luz branca de 150W, 23 luminárias com lâmpadas de luz branca de 250W e 23 projetores com lâmpadas de luz branca de 250W, que são mais eficientes e econômicas.

A nova iluminação se soma ao projeto de paisagismo e à construção do muro de contenção de 650m, que está sendo construído com recursos federais. Este conjunto contribui para o aumento do potencial turístico da praia, leva segurança para os moradores, minimiza os efeitos da erosão e, por consequência, movimenta a economia local. É o que aponta a secretária municipal de urbanismo, Anette Klautau. Ela acrescenta que, ao final dessa soma de serviços a população terá um espaço organizado, com acessibilidade para pessoas com deficiência e estacionamento. “Será uma moldura perfeita para as belas paisagens de Mosqueiro”, ressalta.

Todo final de semana, o bancário Lucivaldo de Almeida, 62, percorre os 76 km que separam a capital da bucólica ilha. Apaixonado pela praia do Paraíso, ele é só elogios para a nova iluminação. “Ficou bonita. Uma novidade bem legal e positiva. Com essa nova iluminação dá para estender mais um pouco [a permanência]. Ao invés de ir embora às 15h, posso ir às 18h30. Além da segurança, a iluminação proporciona ficar mais um pouco aqui”, conta.

O vendedor Melqui Trindade, 28, também vê a iluminação como uma valorização do espaço e está na expectativa pela ampliação das vendas. “Sou criado aqui na praia do Paraíso. Depois que colocaram a iluminação pública, melhorou muito o movimento. Agora é frequente ver famílias curtindo a praia durante a noite. A orla e a iluminação valorizaram toda a praia. Muitas pessoas vêm por causa da orla e para curtir essa nova estrutura”, destaca.

Na praia do Marahu, os postes da nova iluminação já estão instalados e já atraem as expectativas dos frequentadores da área, como a educadora Lúcia Santana, 47, que vai à praia com frequência com a família e acompanha os trabalhos que estão sendo executados pela Prefeitura de Belém. “A orla aqui do Marahu beneficia todo mundo, não somente os donos de pousadas e hotéis, mas principalmente o público em geral. Era necessário fazer um espaço com calçamento, com iluminação pública, que eu vejo que está sendo feita. A obra como um todo valoriza e traz satisfação para os nativos e turistas. É uma praia bucólica, bonita, que frequentamos e que ficamos satisfeitos em ver dessa maneira. Não é um projeto urbanístico qualquer, é um projeto de relação da praia com as pessoas”, diz.

A nova iluminação da praia do Marahu tem investimento de quase R$ 526 mil e contempla 29 postes metálicos, 24 luminárias com lâmpadas brancas de 150W, 18 luminárias com lâmpadas brancas de 250W e 19 projetores com lâmpadas de 1000W de luz branca. “As duas praias estão recebendo um modelo de iluminação pensado na melhoria da qualidade do sistema de iluminação pública na ilha, com acendimento e desligamento automático por meio de sensores, que embeleza mais o ambiente e gera economia para o município”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Manoel Machado.

Texto:
Paula Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial