Utinga terá mais um final de semana com passeios de bicicleta para idosos e pessoas com deficiência - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Utinga terá mais um final de semana com passeios de bicicleta para idosos e pessoas com deficiência


O projeto Ponto de Apoio está com inscrições abertas para passeios, neste final de semana (16 e 17), no Parque Estadual do Utinga, em Belém. A iniciativa, que já está em sua 12º edição, utiliza bikes adaptadas para proporcionar momentos de lazer, descontração e de contato com a natureza à pessoas com deficiência ou idosos com mobilidade reduzida. Para participar, basta acessar o endereço https://goo.gl/forms/gwkBhzeSlEX5vsC03, preencher o cadastro e escolher um horário. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

O projeto teve início em junho de 2018, a partir da experiência familiar de um dos idealizadores e, até agora, já beneficiou mais de 300 pessoas em 11 edições. A primeira, ainda de forma experimental, contou com três bicicletas e um pouco mais de 30 voluntários. Hoje são oito bikes, sendo uma de apoio, e cerca de 80 voluntários fixos cadastrados. Os passeios duram cerca de 45 minutos, ida e volta, pela trilha principal do PEUt.
“A gente fica feliz por poder oferecer esse tipo de serviço gratuito e proporcionar uma experiência como esta de lazer, de contato com a natureza e socialização. Estamos crescendo aos poucos com a colaboração de muitas pessoas. Fazer o bem é um caminho que não tem volta”, afirmou Daniel Nardin, um dos idealizadores do projeto. Os passeios são realizados todo o primeiro e terceiro final de semana do mês.

Os benefícios proporcionados pelo projeto são vários. Os participantes e seus familiares ganham um dia diferente, fora da rotina domiciliar. Já os voluntários que conduzem as bicicletas, além de momentos de interação e aprendizado com as pessoas que são conduzidas, ainda praticam exercício. E, para os frequentadores do Parque do Utinga, fica ainda a lição de que o espaço público pode e deve ser compartilhado por todos, com respeito e inclusão.

De acordo com a Terapeuta Ocupacional e vouluntária do projeto, Márcia Nunes, esse tipo de atividade trabalha a memória afetiva, a atenção, concentração, coordenação motora e equilíbrio, causando bem-estar e emoções positivas. "Essa é uma forma também das pessoas se sentirem importantes. O passeio de bike permite fazer um carinho na nossa criança interior. Aquele ventinho no rosto nos remete a alegrias da infância e juventude, resgatando a autoconfiança, autoestima e o amor próprio", afirmou.

Bikes - As bicicletas são compradas pelo projeto Ponto de Apoio, por meio de doações, junto ao fabricante, o holandês Robin Van Der Veen, 43 anos, que mora no Pará há mais de um ano. Da sua terra natal, o “Gringo”, como é chamado, trouxe a experiência em fabricar bicicletas, já que trabalhava com metalúrgica, construção e lanternagem para carros. Em sua modesta garagem, em Ananindeua, começou a criar modelos exclusivos, entre elas as do projeto, que levam cerca de 80 horas para ficarem prontas.

A pintura, nas cores vermelha e branca, foram inspiradas na clássica “roupagem” da Esquadrilha da Fumaça dos anos 1980 e 1990, da Força Aérea Brasileira. A Esquadrilha é conhecida pela ousadia, determinação e superação de desafios e das habilidades humanas. E sempre foi uma das paixões do irmão de um dos idealizadores do projeto. Além disso, remetem às cores da bandeira do Pará, onde o projeto surge e começa a dar suas primeiras pedaladas.
Entre os parceiros do projeto está a Ong Bike Anjo Belém, grupo que realiza oficinas para estimular o início do uso de bicicletas pelas pessoas. Também são apoiadoras as empresas D’Avilla Comunicação, Amazon Bike Store, a Pará 2000, gestora do Parque do Utinga, e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), fundamentais para as ações, além de várias pessoas que também colaboraram para a compra de mais bicicletas.
Serviço: A 12º edição do Ponto de Apoio será nos dias 16 e 17 deste mês, sempre de 8h às 11h, na trilha principal do Parque Estadual do Utinga (Av. João Paulo II, S/N, Belém). As inscrições para passeios são feitas pelo link https://goo.gl/forms/gwkBhzeSlEX5vsC03. Mais informaçõesm em Facebook.com/PontodeApoioPA ou em Instagram.com/PontoDeApoioPA. O cadastro também poderá ser feito na hora, mediante disponibilidade de horário.
Por:Lidiane Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial