Condutores de charretes de Algodoal são capacitados pela Escola de Trânsito do Detran - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Condutores de charretes de Algodoal são capacitados pela Escola de Trânsito do Detran

   Trinta e dois carroceiros da ilha de Algodoal, no município de Maracanã, nordeste do Pará, participam do Curso de Qualificação para Condutores e Auxiliares de Veículos de Tração Animal, ministrado pela Escola Pública de Trânsito/Coordenadoria de Educação do Detran-Pará. A programação encerra nesta sexta-feira (14) à tarde.  Pela segunda vez este ano, a autarquia promoveu a programação específica para o segmento. Em junho, 178 charreteiros foram capacitados.

O gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT), Carlos Valente explica que o objetivo é buscar a qualificação na condução segura dos veículos, de forma que eles observem e respeitem normas gerais de circulação e conduta. “O Código de Trânsito Brasileiro, em seus artigos 52 e 53, além do 93, fundamenta as regras para veículos de tração animal e quanto aos condutores que devem ter noções de primeiros socorros; de se formar conceitos de ética, cidadania e respeito ao meio ambiente, cuidado com a saúde dos animais como também promover as relações humanas e interpessoais como operadores de transporte público na Ilha, já que esse é o meio de transporte autorizado por se tratar de reserva ecológica”.
O curso, que iniciou na última segunda-feira (10), tem uma carga horária de 50h e na grade curricular, disciplinas como: Legislação de Trânsito e Condução Defensiva;Noções de Primeiros;Relacionamento Interpessoal,Ética e Cidadania no Trânsito e Meio Ambiente e Saúde dos Animais, além de parte prática sobre primeiros socorros. “A Associação dos Carroceiros da Ilha do Algodoal fez a solicitação à EPT para a realização desse novo curso. Tivemos um resultado positivo no primeiro. Em julho, durante as ações da Operação Verão, voltamos em Algodoal e observamos de maneira satisfatória que o trabalho surtiu efeito, pois os condutores estavam cumprindo as normas de circulação”, avaliou o instrutor Edmilson Lima, que junto com uma equipe de mais quatro servidores do Detran, está ministrando o curso. Os alunos recebem certificados de participação.
Texto: 
Rose Barbosa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial