Festival na Turquia teve a participação da gastronomia de Belém - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Festival na Turquia teve a participação da gastronomia de Belém

Festival na Turquia teve a participação da gastronomia de Belém
A capital paraense participou de mais um grande evento das Cidades Criativas da Gastronomia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), durante o 1º Festival Internacional de Gastronomia de Gaziantep, na Turquia, no último mês. O evento teve como objetivo compartilhar informações sobre a cultura gastronômica e tradições da cidade anfitriã, além de realizar intercâmbio e participar em reuniões da sub-rede de gastronomia.

Belém integra a rede de Cidades Criativas desde que recebeu o título da Unesco, em 2015, a partir de então, vem promovendo e participando de eventos que têm como propósito fomentar a cultura e a gastronomia local. "O Festival GastroAntep", que ocorreu entre os dias 20 e 22 de setembro, contou com a participação de 41 famosos chefes de cozinha de 40 países.

A representante da Prefeitura de Belém, Cláudia Sadalla, apresentou durante o evento na Turquia, o "Projeto Laços: Belém-Portugal", que ainda não havia sido divulgado em outros países. “A ideia de levar as informações deste projeto para o encontro foi poder, sobretudo, ressaltar que ele envolveu não somente a cultura, a música, a história, mas também a gastronomia. Isso é algo que a Unesco valoriza muito, quando o evento trata de outras áreas criativas, que vão além da gastronomia”, destacou.

Durante o evento, Belém também foi apresentada por meio do painel “Best Pratics” (melhores práticas), neste caso, com a premiação recebida pelas merendeiras da rede municipal de ensino, assim como o trabalho dos nutricionistas da rede que é desenvolvido por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), que envolve não somente os alunos das unidades de ensino, como também as famílias, por meio do projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, ação premiada nacionalmente.

O GastroAntep reuniu chefs de várias regiões, como Colômbia, Espanha, China, México, Coréia, Suécia, duas cidades Turcas, assim como Belém, que foi representada pelo chef Erlandes Andrade, que participou do painel de chefs e abordou sobre cozinha criativa e sustentabilidade, usando os ingredientes da Amazônia.

Projetos e reconhecimento - Belém conquistou o selo que somente 17 cidades do mundo possuem: Cidade Criativa da Gastronomia. Com isto, a capital, por meio de ações da Prefeitura de Belém, se fez presente em grandes encontros nacionais, internacionais, e, mais ainda, promoveu novos momentos.

Devido à evidência da gastronomia, Belém teve destaque em programas, séries e até novelas produzidas in loco. Outra grande promoção na cidade foi a realização do circuito “Festival Brasil Sabor”, que envolve diferentes chefs e sabores da culinária local, onde criam e recriam um intercâmbio de cozinhas.

“O Brasil Sabor é um evento de porte internacional, que já se consolidou em Belém. Ele ajuda, inclusive, a alavancar a economia da nossa cidade através do turismo e do consumo dos nossos produtos”, avaliou Cláudia Sadalla.

Ilhas e Sabores - Assim como o próprio nome já diz, o festival é um mix de duas grandes marcas de Belém, que ganhou calendário fixo na agenda de evento da Prefeitura, e é realizado sempre no mês de junho. O evento tem a missão de difundir a cultura da gastronomia, mas, sobretudo de mostrar ao público que a sustentabilidade se faz presente desde o preparo dos pratos, até o momento de servir.

Laços – Idealizado pela Prefeitura de Belém, o projeto Laços, é uma continuidade às ações do programa Cidades Criativas da Gastronomia. As fortes relações entre o Pará e Portugal, em especial na área da gastronomia, são o foco do projeto, que reuniu, em junho deste ano, chefs de cozinha, e participações da cantora Fafá de Belém e do ator Alexandre Borges. Fafá, inclusive, foi empossada embaixadora dos laços culturais entre Belém e Portugal.

Por Karla Pereira
Fonte:Agência Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial