Prefeitura de Belém entrega segunda etapa das obras do BRT na Augusto Montenegro - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Prefeitura de Belém entrega segunda etapa das obras do BRT na Augusto Montenegro

Prefeitura de Belém entrega segunda etapa das obras do BRT na Augusto Montenegro
A Prefeitura de Belém entrega oficialmente, neste sábado, 29, a segunda etapa das obras da estrutura do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), no trecho da avenida Augusto Montenegro entre o cruzamento da avenida Centenário até a entrada da avenida Mário Covas. Serão entregues todo o viário do Elevado Engenheiro José Augusto Affonso, o Terminal Tapanã e as três estações do trecho, além de toda a pista de concreto desde o elevado até o novo terminal. Com as entregas, os ônibus do BRT poderão circular até o Tapanã.
A construção do elevado foi dividia em duas etapas. A primeira, iniciada em fevereiro de 2017 e concluída em março deste ano, consistiu na construção da estrutura suspensa. Com a opção de tráfego sobre o elevado, foi possível realizar a segunda etapa, o rebaixamento das pistas sob o elevado, que estava prevista desde o princípio no projeto devido ao acordo com a Eletronorte para que se respeitasse a altura máxima do elevado próximo às linhas de alta tensão da rede. A segunda etapa foi concluída entre abril a setembro deste ano.

Nas laterais do elevado, os acessos para as avenidas Centenário e Laércio Barbalho ganharam novas pistas pavimentadas, sinalização e semáforos e sob o elevado foram implantados novos retornos nos dois sentidos da Augusto Montenegro. No entorno e embaixo do elevado ainda foi feita toda a urbanização da área com calçadas, meio fio, ciclofaixa, paisagismo e iluminação pública. No total, a obra do elevado levou cerca de um ano e oito meses
Com o elevado, quem trafega pela Augusto Montenegro tem a opção de ir por cima dele ou pela via lateral com a possibilidade de acessar a Centenário, retornar, seguir direto ou acessar o comércio local e condomínios. Esta última opção exigiu um semáforo na Centenário, visando a travessia de pedestres e ciclistas. O tempo do sinal foi previsto de acordo com o fluxo veicular da área. São dois minutos livres pela Centenário e 30 segundos para as travessias.
O projeto do elevado é de autoria da empresa especializada Sistran, contratada pelo Consórcio BRT, executor das obras, e os detalhes operacionais executados pelos engenheiros da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).
Terminal Tapanã - Com uma posição estratégica, na confluência da avenida Mário Covas e a entrada do bairro do Tapanã, o Terminal Tapanã funcionará para embarque e desembarque dos ônibus do BRT,  comportando até três ônibus parados de ambos os sentidos da Augusto  Montenegro. O terminal tem 80 metros de comprimento e 13 metros de largura e equipado com sistema de exaustão, cobertura termo-acústicas, esquadrias de alumínio, portas de vidro, sala de segurança, banheiros, área de administração e serviço, além de espaço destinado para catracas e bilheterias. Todos os acessos e área interna têm adaptações para Pessoas com Deficiência.
No entorno do Terminal Tapanã também foram feitas melhorias, com a reconstrução das pistas de tráfego normal e drenagem, além da pavimentação e urbanização da entrada da Mário Covas, com a reforma do trevo, novas calçadas e iluminação pública com postes altos, luminárias de LED e espaço destinado para novas paradas de ônibus das linhas urbanas. A obra do terminal durou cerca de um ano e três meses    
Entre o elevado e o Terminal Tapanã também foram construídas as estações Bengui, Morada do Sol e Sideral. Um total de 2,8 quilômetros de pista de concreto ligam os dois pontos e garantirá a trafegabilidade dos ônibus do BRT até o novo terminal.  

O valor investido na obra do Elevado e do Terminal Tapanã soma cerca de R$ 50 milhões. O valor total atualizado da obra do BRT Augusto Montenegro é de cerca de R$ 320 milhões.

A Prefeitura de Belém ressalta que a medida que a obra é finalizada, a avenida Augusto Montenegro também ganha urbanização e iluminação. 

Serviço:

O elevado Elevado Engenheiro José Augusto Affonso e o Terminal Tapanã serão entregues oficialmente neste sábado, 29, a partir das 9h.

Por Jaqueline Ferreira
Fonte:Agência Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial