Oito feriados reais (e esquisitos) pelo mundo! - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Oito feriados reais (e esquisitos) pelo mundo!

8 Feriados Reais (e esquisitos) Pelo Mundo!

As pessoas adoram criar feriados e, aparentemente, isto parece ser algo que qualquer pessoa pode fazer hoje em dia, devido a um simples instrumento: a internet. De fato, é só você realizar uma busca básica com o Google por “feriados esquisitos” e você vai encontrar um feriado para cada dia do ano. Por exemplo: Dia Nacional dos Donuts, Dia de Comer um Taco, Dia do Sente-se no Telhado de uma Casa e Chore. Qualquer coisa que você pensar provavelmente terá um dia de feriado! Porém, além dessas criações feitas para que se possa ter algo para conversar entre amigos, os seguintes feriados são, mesmo, feriados com grandes celebrações em alguma parte do mundo!

Up Helly Aa
Onde: Shetland, Escócia
“Up Helly Aa” marca o final das festas de fim de ano em Shetland, na Escócia, e é celebrado com muitos festivais de fogo que, honestamente, fazem com que você se sinta mesmo num inferno, daí o fato da palavra inferno (Hell em inglês) se encontra no nome do feriado. Um honorário “Guizer Jarl” é eleito o líder do festival e ele lidera o principal esquadrão de apoiadores (“Jarl Squad”) por todo o festival, seguido de outros esquadrões menores (os “guizers”). O festival envolve muitas marchas com tochas que, eventualmente, serão jogadas numa réplica gigante de uma embarcação Viking que, logicamente, queimará completamente. 

Noite dos Rabanetes
ONDE: Oaxaca, México 
Um festival anual de escultura em rabanetes é realizado em Oaxaca, México, no dia 23 de dezembro, onde todo mundo faz esculturas de pequenas pessoas em rabanetes para recriar o presépio. Esta tradição começou com os fazendeiros que queriam atrair as pessoas para comprarem seus produtos nos mercados livres, pois eram uma maneira de atrair a atenção dos clientes, que comentavam “Uau, aquele vegetal se parece com o menino Jesus, e acho que vou comprá-lo ao invés de um rabanete normal”. Atualmente, isso virou um grande evento onde prêmios em dinheiro são oferecidos a quem fizer a melhor escultura de um personagem bíblico num rabanete. 

Dia de Jogar Feijões 
ONDE: Japão 
Dia de Jogar Feijões é um feriado no Japão onde todo mundo joga feijões em todos os lugares de suas casas e templos, e serve para espantar os maus espíritos. Comemorado no primeiro dia da primavera. 
Dia do Melão
ONDE: Turkmenistão
O Dia do Melão é celebrado no dia 12 de agosto e é em honra aos melões do Turkmenistão. Há uma grande quantidade de festividades pois, aparentemente, os melhores melões do mundo vem desse país e todo mundo adora os melões lá. 

A Batalha das Laranjas 
ONDE: Itália 
Isto ocorre num carnaval onde um monte de pessoas se fantasiam e, na verdade, jogam laranjas um nos outros. Isso pois há muitas laranjas que estão sendo produzidas na Itália e eles precisam se livrar delas para manter os preços de mercado das laranjas altos (dá pra acreditar na razão????). Aí então você coloca um monte de laranjas dentro da sua camisa (acredite!), e as jogam uns nos outros, podendo realmente machucar todo mundo. Sem contar o desperdício de toneladas de laranjas. Esse festival foi criado para honrar um evento que ocorreu em 1194, quando os moradores de um vilarejo ficaram muito zangados com um Conde italiano maldoso, e as pessoas atiraram pedras nele.
Festival Tinku ou “Bata no seu Vizinho”
ONDE: Bolivia
Neste feriado boliviano, um festival é realizado onde todo mundo “desce o cacete” em todo mundo durante todo o dia. O Festival Tinku é realizado na cidade de Macha todos os anos em maio e está baseado na crença religiosa de que, para se ter uma boa colheita, deve haver uma oferenda de sangue para a deusa Pachamana, deusa da terra. Muitas pessoas já morreram durante esse festival. Porém, agora se tornou (um pouco) mais policiado. Assim, as brigas são paradas no primeiro sinal de sangue. Então, relembrando: pelo menos uma pessoa tem que apanhar o suficiente até que comece um sangramento. Aí todo mundo se regojiza e diz: “Legal, bom trabalho pessoal, agora poderemos ter uma boa colheita” (!!!!)

Dia do Silêncio
ONDE: Bali, Indonésia 
O “Dia do Silencio”, ou “Nyepi Day”, ocorre em meados de março, em Bali, na Indonésia, para celebrar o ano novo. Todo mundo tem que permanecer quieto o dia todo – não é permitido falar nada, não importa o que seja. Você também não pode comer ou trabalhar, ou fazer qualquer coisa que seja. Supostamente, esse é o dia e que você deve se acomodar e passar 12 horas em auto reflexão. E nem pense em tentar enganar – eles têm policiais patrulhando as ruas para se certificarem que você permaneça super quieto e com muita fome! Feliz Ano Novo e cale-se (por 12 horas)! Obrigado…. E, outra vez, Feliz Ano Novo! 

Dia Mundial das Privadas
ONDE: No mundo todo
Este é um feriado de verdade, celebrado no dia 19 de novembro. O Dia Mundial das Privadas foi criado pela Associação Mundial de Privadas e foi criado para homenagear (você está pronto para esta?): privadas! Realmente ele homenageia as privadas. Brincadeiras à parte, este é o o dia que foi criado para a conscientização de como melhorar as condições sanitárias o que, afinal das contas, é algo produtivo. 


Andre Beraha: profissional de do Turismo e atuante há mais de 40 anos, tendo passado a metade desse tempo morando no exterior (EUA, México e República Dominicana). Fluente em 5 idiomas, visitou e atuou em mais de 45 países. Atua como Gestor, Negociador e Promotor estando associado a diversas entidades internacionais, principalmente na área do Turismo de Luxo e de Experiências.   













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial