Belém sedia seminário internacional voltado para bandas sinfônicas - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Belém sedia seminário internacional voltado para bandas sinfônicas

Belém sedia seminário internacional voltado para bandas sinfônicas
Belém voltará a ser um dos principais centros latino-americanos de estudos e debates sobre bandas sinfônicas. Entre os dias 30 e 31 de agosto, a capital paraense entra na rota do Seminário Wasbe, um evento de capacitação aos regentes e instrumentistas de bandas de música e bandas sinfônicas.

O evento é realizado pela Fundação Carlos Gomes, em parceria com a Wasbe (World Assossiation of Symphonic Bands and Ensembles - Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos de Sopros). É a primeira vez que um evento diretamente estruturado pela organização vem ao Brasil. O objetivo é o desenvolvimento técnico dos regentes por meio de ações didáticas e artísticas. 

Mas não é só Belém que recebe o seminário. A partir da próxima segunda-feira, 27, municípios do interior do Estado passam a receber as atividades: Ponta de Pedras (Banda Sinfônica Antônio Malato), São Caetano de Odivelas (Banda Rodrigues dos Santos) e Vigia de Nazaré (Banda Sinfônica Maestro Vale e Banda de Música 31 de Agosto).

Até o dia 29 de agosto, ocorrerão ensaios, palestras e preparação dos concertos, assim como apresentações das bandas participantes nas cidades sedes.

Em Belém, ocorrerão seminários de regência e concertos, no Teatro Margarida Schivasappa. Participam do evento Dario Sotelo (Escola Municipal de Música de São Paulo), atual presidente da Wasbe, Marcos Sadao Shirakawa (Instituto Relfe), Darrell Brown (Chicago/EUA), James Ripley, presidente eleito da Associação a partir de 2019, Matthew George (St. Thomas University, EUA), Colleen Richardson (Canadá) e o compositor e arranjador Pablo Delloca Salla (Argentina). A maestrina Mônica Giardini (Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo) atua na consultoria do evento e o maestro Marcelo Jardim (UFRJ) na direção artística. 

Wasbe - A Associação Mundial de Bandas e Conjuntos Sinfônicos é a única organização internacional que atua na qualificação das bandas sinfônicas, orquestras de sopros e bandas de música, com regentes, compositores, artistas, editores, professores, fabricantes de instrumentos e amigos da música para sopros.

A organização possui mais de 1.000 membros de mais de cinquenta países. O Seminário Wasbe faz parte de uma série de ações que a instituição desenvolve na América Latina, incentivando novas adesões e preservando os grupos e o repertório existente para essa formação musical.

“É fundamental a realização e manutenção de programas de apoio a estas instituições musicais e educacionais como forma de respeito à cultura viva e como uma maneira de manter o que temos de rico, que é a nossa música”, ressalta o diretor artístico do Seminário, maestro Marcelo Jardim.

Programação

Serão realizados oito concertos (dois no interior e seis na capital), com a participação de seis bandas sinfônicas, quatro Seminários de Regência e duas Palestras. As atividades serão realizadas no IECG (Sala Ettore Bosio) e no Teatro Margarida Schivasappa. Acompanhe a seguir a programação completa:

27 a 29 de agosto 
Belém - IECG (Sala Ettore Bosio)
17:00 – 19:30 - Seminário Wasbe para regentes de banda.

29 de agosto
Ponta de Pedras
19:00 – Banda Sinfônica Antônio Malato
Marcelino Tavares, Darrell Brown e Colleen Richardson (regentes)

São Caetano de Odivelas
19:00 - Banda Rodrigues dos Santos
Márcio Rodrigues e Mônica Giardini (regentes)

30 de agosto 
Belém - IECG
15:00 – 17:00 - Seminário Wasbe para regentes de banda

Teatro Margarida Schivasappa
18:00 - Concerto Banda Sinfônica Maestro Vale
José Vale, João Marcos e Marcos Sadao Shirakawa (regentes) 

19:00 - Concerto Banda Rodrigues dos Santos (São Caetano de Odivelas)
Márcio Rodrigues e Mônica Giardini (regentes)

20:00 - Concerto Banda Sinfônica das Forças Militares
Matthew George (EUA) e Dario Sotelo (regentes)

31 de agosto

Belém - IECG
15:00 – 17:00 - Seminário Wasbe para regentes de banda

Teatro Margarida Schivasappa
18:00 - Concerto Banda de Música 31 de Agosto (Vigia)
Rômulo Rodrigues e Dougllas Lopes (regentes)

19:00 - Concerto Banda Sinfônica Antônio Malato
Marcelino Beltrão, Darrell Brown e Colleen Richardson (regentes)

20:00 - Concerto Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes
Amilcar Pimenta, Dario Sotelo e James Ripley (EUA)

Serviço:
Seminário Wasbe
Desenvolvimento Técnico e Artístico para o Regente de Banda e para as Bandas Sinfônicas

De 27 de agosto a 31 de agosto
27 a 29 de agosto: Ponta de Pedras (AMAM), São Caetano de Odivelas (sede da Banda Rodrigues dos Santos), Vigia (sede da Banda Sinfônica Maestro Vale)
30 e 31 de agosto: Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), Teatro Margarida Schivasappa.

Texto:
Rosa Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial