OMT reúne na Espanha - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quinta-feira, 24 de maio de 2018

OMT reúne na Espanha

Ministério do Turismo participa de reunião da OMT
Sessão do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) está sendo realizada em San Sebastián, na Espanha.
O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, participou nesta quarta-feira (23), em San Sebastián, na Espanha, da solenidade de abertura da 108ª Sessão do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). O chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Rafael Luisi, também integra delegação brasileira. O evento vai até sexta-feira (25). Um dos temas da reunião do conselho será "Turismo e transformação digital" e os projetos estratégicos previstos pela Secretaria para abordar essa questão.

Alberto Alves destacou a importância de o turismo brasileiro marcar presença na reunião do Conselho Executivo da OMT. “Garantir a presença do Brasil em uma reunião do órgão máximo do turismo mundial é fundamental para que possamos colocar o país a par das grandes decisões do setor e contribuir para que as discussões que acontecem no cenário mundial sejam trazidas também para o cenário nacional”, disse.

A Organização Mundial do Turismo conta com 159 membros efetivos e é presidida pelo representante da República da Geórgia, Zurab Pololikashvili. O Conselho Executivo é composto por 34 membros e se reúne pelo menos duas vezes por ano. O mandato dos membros eleitos é de quatro anos e as eleições para renovação de metade dos conselheiros são realizadas a cada dois anos. O Brasil ocupará, em mandato compartilhado com o Uruguai, uma das vagas do conselho no período de 2020 a 2021.

Os conselheiros integram cinco órgãos subsidiários: Comitê para a Revisão de Pedidos de Afiliação; Comissão de Estatística e Conta Satélite do Turismo; Comissão de Turismo e Competitividade; Comitê de Turismo e Sustentabilidade; e Comitê de Programa e Orçamento.

O Ministério do Turismo acompanha ativamente os trabalhos da Organização, tendo atuado como membro do órgão decisório durante cinco mandatos. O Brasil é atualmente Vice-Presidente da CAM. Bahamas é o atual presidente e Haiti é o outro vice-presidente, eleitos na 62ª CAM realizada em setembro de 2017, em Chengdu - China. Atualmente, os membros representantes da região das Américas no Conselho Executivo da OMT são: Argentina, Jamaica, Uruguai, Paraguai e México.

Por Geraldo Gurgel
Crédito: Divulgação MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial