Arroz Paraense - JORNAL PASSAPORTE

ULTIMAS

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Arroz Paraense


ARROZ PARAENSE
Ingredientes:
1 kg de arroz tipo 1
1 kg de camarão salgado com casca
2 litros de tucupí
1 maço de chicória
1 maço de cheiro verde
1 punhado de folhas de alfavaca
2 maços de jambú
5 dentes de alho
2 cebolas grandes
Azeite 
Para decorar ( opcional)
10 camarões graúdos 
1 dente de alho e azeite
Preparo
1-Descascar o camarão com antecedência e colocar de molho na água, na geladeira, trocando a água duas vezes, dando um intervalo de uma hora mais ou menos, entre as trocas;para dessalgar. Lavar e Ferver as cabeças e as cascas coar e reservar a água.

2- Levar uma panela ao fogo com um pouco de azeite e nela refogar 3 dentes de alho e 1 cebola bem picadinhos e quando estiverem douradinhos,acrescente o camarão e dê uma boa refogada e em seguida acrescente a chicória e as folhas de alfavaca bem picadinhas, e o tucupí. Deixe ferver um pouquinho, apague o fogo e acrescente o cheiro verde, tampe e reserve.
3- Em outra panela coloque azeite(vc decide a quantidade) e refogue a outra cebola e os dois dentes de alho, bem picadinhos. Acrescente o arroz, dando uma lavada antes para retirar o excesso de amido e mexa bem e em seguida coloque a água reservada da fervura das cabeças dos camarões e se necessário, coloque mais água para ficar um risoto.
3- Coloque uma panela de água para ferver e acrescente um pouco de sal e quando levantar fervura, coloque o jambú já limpo e deixe ferventar. Escorra, seque e corte o jambú em tiras finas.
4- Verifique o arroz e quando estiver seco e quase pronto, acrescente o molho de tucupí com camarão, deixe finalizar o cozimento e esfriar um pouco e acrescente as folhas de jambú e misture bem. Se gostar bem molhadinho é só colocar mais tucupí cozido.
Se quiser decorar é só refogar um dente de alho no azeite e passar ligeiramente os camarões e decorar o arroz, que pode ser na própria panela do cozimento ou transferido para uma travessa.
BOM APETITE!!!
Fonte: No Pará é Assim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial