ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro discute projetos de desenvolvimento turístico com prefeitos

Em Brasília, ministro recebeu representantes de 39 municípios mineiros. Foto: Roberto Castro/MTur

Marcelo Álvaro Antônio recebeu representantes da Associação de Municípios do Lago de Furnas em Minas Gerais
O aproveitamento do potencial turístico de cidades mineiras banhadas pelo Lago de Furnas foi assunto de reunião na noite desta terça-feira (12), em Brasília, entre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e representantes da Alago, entidade que congrega os 39 municípios integrantes da região. Marcelo Álvaro se comprometeu a encaminhar pleitos apresentados por prefeitos, que incluem a criação de um plano diretor de uso do Lago, o fomento à estruturação de um roteiro específico na área e medidas que facilitem a atração de investimentos, como meios de hospedagem.

O ministro lembrou que a melhoria do ambiente de negócios no turismo é uma das prioridades do governo Jair Bolsonaro e previu avanços neste sentido. “O momento é de muito otimismo com o novo governo, que está comprometido com a necessidade de superar gargalos. Contem conosco nesse esforço para fazer o turismo acontecer, com o aproveitamento de suas vocações regionais”, declarou. Marcelo Álvaro citou o Prodetur + Turismo, que proporciona acesso ao crédito para projetos públicos e privados, como ferramenta de aprimoramento da estruturação de destinos e atração de visitantes.

O presidente da Alago, Hideraldo Silva, elogiou a atenção do ministro e falou dos planos para a região. “O futuro do turismo de Minas passa pelo Lago de Furnas. Podemos criar um roteiro que faça o turista ficar uma semana na região. Não faltam interessados em investir, mas precisamos oferecer condições pra isso”, ressaltou.

O Lago de Furnas, uma das maiores estruturas artificiais do gênero no mundo, abrange cidades como Alfenas, Campo Belo, Capitólio, Formiga, Lavras, Paraguaçu e Varginha. Considerado ‘o Mar de Minas’, ele é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, fazendo da região um grande palco de esportes náuticos, pesca e trilhas ecológicas. O lago, projetado para mover a Hidrelétrica de Furnas, combina paisagens de praias e cânions, com a formação de cachoeiras em suas margens.

CONVITE - Na reunião, o prefeito de Capitólio (MG), Zé Eduardo, convidou o ministro a participar do 1º Seminário Nacional de Turismo, Governança e Cultura, que ocorrerá de 11 a 13 de julho na cidade. O evento vai reunir gestores de todo o país para a troca de experiências sobre boas práticas na área, além de divulgar atrativos mineiros.

Também participaram do encontro em Brasília o secretário executivo do MTur, Daniel Nepomuceno; Hercy Filho, chefe de gabinete da Presidência da Embratur; o deputado federal Emidinho Madeira (MG) e representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), entre outros.

Por André Martins
Edição: Vanessa Sampaio

Nenhum comentário