ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ANÁLISE E PREVISÃO DE CHUVA PARA O RIO GRANDE DO NORTE


No dia 13/02/2019, chuvas moderadas a fortes atingiram a Região Nordeste, com maior concentração no litoral entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os maiores índices pluviométricos ocorrem em João Pessoa, com valores acumulados superando os 120mm. No Rio Grande do Norte, as chuvas mais fortes aconteceram durante a noite em Natal, com valores que variaram entre 50mm a 80mm. Essas chuvas ocorreram devido a atuação conjunta de dois Sistemas Meteorológicos, Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Como as condições das águas do oceano Atlântico estão com temperaturas acima de 28oC aqui próximo do litoral nordestino, houve um favorecimento na intensificação das instabilidades e na ocorrência de chuvas, que só não foram maiores porque o vento em superfície estava soprando de nordeste. 

image.png
                      Imagem de Satélite GOES 16-horário:07:00 dia 14/02/2019- Mostra instabilidades devido a presença da Zona de Convergência Intertropical sobre a Região Nordeste. Fonte:CPTEC/INPE

A previsão para as próximas horas é de que as instabilidades tropicais permaneçam sobre a região Nordeste causando chuvas em todas a regiões do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário