ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV Cultura lança documentário sobre vida e obra de Nazaré Pereira

  Ao som de música regional, a TV Cultura do Pará lançou o documentário "Nazaré Pereira No Caminho" na noite de quarta-feira (5), no espaço Ná Figueredo, em Belém. Familiares, amigos e equipe de produção da obra participaram do lançamento. O documentário será exibido pela TV Cultura do Pará no próximo sábado (8), às 18h15, com reprise no dia 31 de dezembro, às 17h30.

Com roteiro e direção de Robson Fonseca e Adelaide Oliveira, a ideia do documentário é levar ao público a trajetória de Nazaré Pereira até os palcos internacionais. Mas o documentário também desvenda a intimidade da artista, ao mostrá-la antes da fama, quando foi professora da educação básica e de dança.

"A Nazaré tem uma trajetória maravilhosa, muito extensa dentro e fora do Brasil. Então, pegamos material do YouTube, arquivos dos anos 1980 e outras coisas. Mas 10 dias antes de finalizar o documentário, a Nazaré trouxe um riquíssimo material pessoal com muitas fotos, revistas e jornais. A partir daí resolvemos colocar de tudo um pouco, e tivemos muito material na produção. A Nazaré Pereira já tinha uma história com a TV Cultura do Pará. O primeiro clipe dela foi gravado aqui, e nada mais justo homenageá-la com essa produção. Esse é o verdadeiro papel de uma emissora pública", ressalou Adelaide Oliveira no evento. 

Durante o lançamento, a cantora destacou a parceria de longa data com a TV Cultura do Pará e ressaltou a importância da emissora como vitrine para artistas do Estado. "Fico muito emocionada por diversas razões. É muito importante saber que as pessoas ainda se importam com meu trabalho. E nesse documentário eu conto um pouco da minha vida, desde a dificuldade para chegar à França, até nos tempos em que morei no Acre. Lembro até da minha época como professora. Foi tudo muito emocionante. Também lembro a época em que minha mãe estava com saúde e me acompanhava", contou Nazaré Pereira, ovacionada após a exibição da obra.

Sucesso no exterior - Filha de um seringueiro e uma lavadeira, Nazaré Pereira conta no documentário, em pouco mais de 42 minutos, que nasceu na cidade de Xapuri, a mesma do ambientalista Chico Mendes, no Estado do Acre. Aos 7 anos se mudou com a família para o Pará, onde residiu no Distrito de Icoaraci. Dona de uma voz inconfundível, ela não demorou a fazer sucesso fora do Brasil. Mas antes disso, teve que lutar contra o idioma e a saudade da família.  

"Agradeço à Cultura por ter me dado essa missão importante, que foi contar sob a nossa ótica um pouco sobre a Nazaré Pereira. Esse documentário, a partir de hoje, ganha o telespectador e ficam na memória a vida e obra desta grande artista paraense", disse Robson Fonseca, destacando que o trabalho tem ainda produção de Moana Mendes, fotografia de André Mardock e som direto de Luciano Mourão.  

Após a exibição do documentário, a cantora subiu ao palco do espaço Ná Figueredo e relembrou alguns sucessos, ao lado do amigo Nilson Chaves. 

Conhecida internacionalmente por levar os sons das regiões Norte e Nordeste do Brasil para a Europa, a cantora já gravou músicas de grandes compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, João do Vale e Waldemar Henrique. Nazaré também é compositora de canções, como “Xapuri do Amazonas”, considerada um clássico da cultura paraense. Grande parte do trabalho da artista foi produzida na França, onde ela reside.

Serviço: Exibição do documentário "Nazaré Pereira No Caminho" pela TV Cultura do Pará no sábado (8), às 18h15, com reprise dia 31 de dezembro, às 17h30.

Texto: 
Bruno Magno

Nenhum comentário