ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo Português Toy Ensemble apresenta o espetáculo “Trilogia das Barcas” de Gil Vicente

  O grupo português Toy Ensemble realiza em Belém, na próxima segunda-feira (3), o espetáculo “Trilogia das Barcas’, de Gil Vicente, o primeiro grande dramaturgo português. O espetáculo será apresentado no Museu do Estado do Pará (MEP), às 19h, com entrada gratuita.

O grupo apresentará o Auto da Barca do Inferno e do Purgatório, uma das principais obras de Gil Vicente. O Auto da Barca do Inferno foi apresentado pela primeira vez na corte, em 1571, e mostra no palco o destino das almas num lugar de condenação ou de glória. Esse auto, classificado pelo próprio autor como um “auto de moralidade”, tem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma como destino ao paraíso e outra com destino ao inferno. Já, o Auto da Barca do Purgatório é a continuação direta do auto do inferno, ele apresenta um espetáculo cômico e retrata a espera e a fatalidade do destino.

Tanto o Auto da Barca do Inferno quanto o Auto da Barca do Purgatório têm música composta pelo compositor português Fernando Lapa que, segundo a crítica especializada, consegue fundir sem esforço uma composição marcada por uma grande vivacidade ao texto de Gil Vicente. Nascido em Vila Real em 1950, Lapa estudou no Conservatório de Música do Porto e é autor de mais de duas centenas de obras que têm sido apresentadas em muitos concertos, bem como na rádio e na televisão, tanto no seu país como no estrangeiro. É considerado pela crítica um dos principais compositores eruditos da atualidade. Dirigiu por 16 anos o Coro Acadêmico da Universidade do Minho e desde 1984 é professor no Conservatório de Música do Porto e da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto.

Os músicos do Toy Ensemble já estiveram em Belém em outras ocasiões para participar de festivais de música realizados pela Fundação Carlos Gomes, resultado de uma parceria estabelecida entre o Instituto Estadual Carlos Gomes e o Conservatório de Música do Porto, em Portugal. A estréia da “Trilogia das Barcas” aconteceu este ano no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Portugal. Daqui o espetáculo segue para Recife.

Toy Ensemble – O grupo português tem como objetivo promover a divulgação e a expansão da cultura lusófona, nas vertentes da música, literatura e artes visuais.  As obras abordadas pertencem ao universo da literatura e música contemporâneas, articulando performances com atividades de artes cénicas e visuais. Integram o grupo músicos de destaque no panorama musical português, apresentando-se em formações variadas, atendendo às necessidades e exigências das obras propostas.

Serviço:
Espetáculo “Trilogia das Barcas” com o grupo português Toy Ensemble
Dia: 03 de dezembro de 2018
Hora: 19h
Local: Museu do Estado do Pará (MEP)
Entrada Franca!

Texto: 
Rosa Cardoso

Nenhum comentário