ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feriado natalino altera funcionamento de serviços oferecidos pelo Estado


  As festas de final de ano alteram o funcionamento dos órgãos públicos estaduais. Nos dias 24 e 25 de dezembro (segunda e terça-feira), serviços e espaços de cultura e lazer mantidos pelo Governo do Pará terão expediente diferenciado por ocasião do Natal.

Segurança - A Polícia Civil atuará com plantões de atendimento 24 horas na Região Metropolitana de Belém, das 18 horas de sexta-feira (21) até às 8 h de quarta-feira (26). Os registros de ocorrências e procedimentos de prisão em flagrante serão realizados nas Delegacias Seccionais de São Brás, Marambaia, Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, em Belém; Cidade Nova, em Ananindeua, além de Marituba e Benevides.

Nos balneários de Outeiro e Mosqueiro (distritos de Belém), por conta do maior fluxo de pessoas nas praias haverá reforço no contingente de policiais civis. Entre as unidades policiais especializadas de Belém e Ananindeua haverá plantão 24 horas na Divisão de Homicídios, para atender ocorrências de mortes violentas; Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) de Belém e Data de Ananindeua, para registro de ocorrências de atos infracionais cometidos por adolescentes, e nas Delegacias da Mulher de Belém e de Ananindeua, para atender casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, e violência de gênero.

No interior do Estado, o atendimento será feito em plantão 24 horas nas sedes das Seccionais de Polícia Civil, nos municípios onde houver Seccional, como Tucuruí, Marabá, Castanhal, Santarém, Altamira, Paragominas, Parauapebas e Capanema, e nas delegacias das sedes municipais.

Para acionar, por telefone, a Polícia Civil ou a Polícia Militar, o contato é o fone 190 em todo o Estado, para situações que exijam atendimento de urgência. Em Belém e demais municípios da Região Metropolitana, e ainda no interior, a Polícia também pode ser acionada pelo fone 181, o Disque-Denúncia, para apuração de crimes.

Saúde - Os serviços de urgência da Unidade de Saúde da Pedreira e o Hospital Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, funcionarão normalmente nas 24 horas. As duas unidades são geridas somente pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Os demais estabelecimentos de saúde que possuem caráter de fundação e estão sob a gestão estadual, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia, funcionarão em regime de escala, atendendo pacientes referenciados. Na Santa Casa, somente o setor de obstetrícia manterá o atendimento normal.

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna atenderá somente emergência obstétrica e psiquiátrica. Já o Hospital Metropolitano atenderá normalmente casos de urgência e emergência. Somente o setor administrativo não funcionará no feriado.

Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e prontos-socorros municipais, que são administrados por Secretarias Municipais de Saúde, funcionarão de acordo com o planejamento de cada prefeitura.

Fundação Hemopa - A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) mantém a coleta de sangue no período anterior ao Natal, paralisando o serviço somente no feriado, mas sem interrupção no atendimento transfusional.

As estações de coleta da sede da Fundação Hemopa e no Shopping Castanheira funcionam no sábado (22), das 7h30 às 14 h, e na segunda-feira (24), das 7h30 às 17 h. A unidade da Estação Cidadania no Shopping Pátio Belém funcionará no mesmo período, das 10 às 17 h.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses. A sede da Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109. Mais informações: 31106500/08002808118.

Banpará - O Banco do Estado do Pará atenderá ao público em expediente reduzido na segunda-feira (24). Na véspera do Natal, as agências realizarão atendimento externo das 09 às 11 h, e as transações, como TED, poderão ser realizadas das 5h30 às 11 h, e operações como DOC e pagamento de boletos, até às 13 h. O autoatendimento vai operar normalmente.

Cosanpa - As lojas de atendimento da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) nas 53 cidades atendidas abrirão na segunda-feira (24), das 8 às 11 h. Neste dia, o usuário poderá, inclusive, realizar negociações de débitos da Campanha Conta em Dia, que oferece descontos de até 90%, e foi prorrogada até 31 de dezembro.

Espaços de cultura e lazer

Estação das Docas – A Estação das Docas terá seu horário de funcionamento alterado somente na véspera de Natal (24), abrindo ao público das 10 às 17 h. Já no feriado natalino (25), funcionará em horário normal, das 10 à meia-noite, oferecendo uma programação especial de Natal, com entrada gratuita.

17 às 20 h – Visita do Papai e da Mamãe Noel  - Orla do Armazém 3

17 às 18 h – Coral IDE - Orla do Armazém 3

18h30 às 19h30 – Auto de Natal da Pastorinha Filha de Sion - Orla do Armazém 3

Mangal das Garças e Parque Estadual do Utinga – Ambos abrirão ao público nos dias 24 e 25, encerrando as atividades mais cedo na segunda-feira (24).

Mangal das Garças

24/12/18 – funcionamento das 09 às 16 h

25/12/18 – funcionamento das 09 às 18 h

*Programação diária

10 às 16 h  – Momento Soltura das Borboletas, no Borboletário

11 h / 15 h / 17h30  – Momento Alimentação das Garças, no Recanto da Curva

A entrada no Mangal das Garças é gratuita. Para visitar os espaços monitorados é necessário adquirir ingresso - R$ 5,00 cada espaço.

Parque do Utinga

24/12 – das 06 às 16 h

25/12 – das 09 às 17 h

Texto: 
Bianca Teixeira
Fonte:Governo do estado do Pará
Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal)

Nenhum comentário