Últimas Notícias

Espetáculo teatral "Eros - Gênesis do amor" é apresentado em Belém.


Espetáculo teatral "Eros - Gênesis do amor" é apresentado em Belém. (Foto: Divulgação)
'Eros: Gênesis do amor e da ausência' terá duas exibições na Casa das Artes
O espetáculo “Eros – Gênesis do amor e da ausência”, premiado pelo Edital Seiva, de Produção e Difusão Artística 2018, da Fundação Cultural do Pará (FCP), será apresentado nos dias 8 e 09 de setembro (sábado e domingo) na Sala de Dança da Casa das Artes, em Belém. Serão duas sessões, às 17 h e às 20 h, e após cada exibição haverá bate-papo sobre a apresentação, que aborda as várias formas do amor sob o olhar do mito do “Andrógino”. A entrada é franca.

O espetáculo teatral é uma adaptação da obra “O banquete”, do filósofo grego Platão, que trata sobre o conceito de androginia - um terceiro sexo, intermediário ao masculino e feminino. Andróginos eram seres completos, que antecediam homem e mulher. No entanto, sua existência era uma ofensa à divindade, e por isso foram partidos ao meio, dando origem aos dois sexos e, por consequência, à dor da ausência.

Igor Moura, autor do projeto contemplado, explica que o espetáculo foi idealizado pelo próprio elenco, quando o grupo entrou em contato com o mito, que “fala de três gêneros e as diversas orientações sexuais. Vimos, então, a possibilidade de contextualizar com políticas atuais”.

Segundo ele, o espetáculo tem a finalidade de tratar de todos os tipos de relação e, principalmente, desmistificar o amor LGBT. “Queremos mostrar que as relações homo e hétero são normais, de pessoas que se amam, brigam e se relacionam como qualquer outra”, ressalta Igor Moura.

Linguagens - A apresentação tem caráter experimental, unindo várias linguagens poéticas, como projeção audiovisual e dança. “Estamos vendo quais posturas e movimentos se adequam à projeção. Algumas cenas têm apenas áudio e outras, só dança”, informou o autor.

O espetáculo se propõe a agradar diferentes tipos de público. “Pelo tema ser mais abrangente alcançamos vários públicos, pois em nossa divulgação verificamos que estamos atingindo não só pessoas de teatro, mas também da filosofia e quem está fora do mundo artístico”, acrescentou o artista.

Serviço: O espetáculo “Eros: Gênesis do amor e da ausência” será apresentado nos dias 8 e 09 de setembro, às 17 h e às 20 h, na Sala de Dança da Casa das Artes – ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Entrada franca.

Texto:
Helena Saria

Nenhum comentário