ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diplomatas de 14 países da União Europeia visitam a capital paraense

Diplomatas de 14 países da União Europeia visitam a capital paraense
A visita ao Pará faz parte de uma política de intensificação do relacionamento da União Europeia com o Brasil, em uma parceria estratégica com mais de 10 anos.
Diplomatas europeus visitam o Pará nesta quinta-feira (13), para estreitar relações comerciais e trabalhar o desenvolvimento sustentável na região. A agenda da visita inclui contatos com autoridades governamentais e representantes do setor acadêmico e da sociedade civil. A missão liderada pela União Europeia conta com a participação da Chefe-Adjunta da Delegação da União Europeia, Ministra Claudia Gintersdorfer, acompanhada de representantes das embaixadas de 14 países membros da UE, incluindo o Embaixador do Luxemburgo.

“Já temos vários projetos de cooperação e pesquisa científica em curso no Estado do Pará em relação à sustentabilidade socioambiental e à preservação da biodiversidade. As florestas da Amazônia, pela sua importância regional e global também em matéria de clima, têm recebido neste contexto uma atenção particular”, disse a Chefe-Adjunta da Delegação da União Europeia.

Na programação da visita, constam reuniões com o Governador do Estado, Simão Jatene, e o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho assim como com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado. Durante a manhã desta quinta (13), os diplomatas europeus também farão uma palestra na Universidade Federal do Pará (UFPA) para estudantes de ciências políticas. À tarde, visitarão o Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição de pesquisa focada no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia que recebeu financiamento da União Europeia no passado através de um programa piloto para a Conservação das Florestas Tropicais.

Os diplomatas seguem para o município de Santarém, onde por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), assinarão ato de entrega de equipamentos em prol da regularização fundiária na Amazônia.

Investimentos
A nível de investimento, a União Europeia é um grande parceiro do Pará, investindo em 9 anos EUR 565 milhões. A visita ao Pará faz parte de uma política de intensificação do relacionamento da União Europeia com o Brasil, em uma parceria estratégica com mais de 10 anos, baseada num compromisso compartilhado sobre temas como o desenvolvimento sustentável e na luta contra as mudanças climáticas. O Brasil e a UE são parceiros importantes a nível internacional na implementação da Agenda 2030 sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável e do histórico Acordo de Paris sobre o clima.

Por G1 PA
Foto:Oswaldo Forte

Nenhum comentário