Últimas Notícias

Devotos participam da edição 231 do Círio de Vigia neste domingo



Círio fluvial reuniu fiéis na Baía de Guajará Mirim em Vigia, nordeste do PA. (Foto: Emanuela Gomes Costa)
Devotos participam da edição 231 do Círio de Vigia neste domingo
Romaria saiu da Igreja de São Sebastião em direção à Igreja Madre de Deus. Segundo a Igreja, o Círio de Vigia é o mais antigo do estado.
Católicos celebram neste domingo (9) a edição 321 do Círio de Vigia, no nordeste do estado. De acordo com a igreja, o Círio de Vigia é o mais antigo do estado. A romaria saiu às 7h da manhã da Igreja de São Sebastião e percorre as ruas da cidade de Vigia até a igreja Madre Deus.

Antecedendo o grande dia, vários eventos fizeram parte das comemorações. No sábado (8) foi realizado o Círio Fluvial de Vigia, que saiu da vila do Itapuá e seguiu pela Baía de Guajará Mirim até o trapiche da cidade. Do trapiche, os fiéis seguiram pelas ruas em motorromaria até a Igreja Matriz.
À noite foi realizada a Trasladação da imagem de Nossa Senhora em direção a Igreja São Sebastião, de onde teve início a programação do Círio nesta manhã.

Em sua 321ª edição, o Círio de Vigia traz o tema "Maria, educadora da vida Cristã". Segundo a Igreja Católica, a devoção à virgem de Nazaré na cidade teve origem na época da chegada dos portugueses no estado. No ano de 1697, o padre jesuíta Serafin Leite já relatava a existência de romarias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré no município.


Por G1 PA, Belém

Nenhum comentário