Últimas Notícias

Confira o horário de funcionamento de alguns serviços no estado durante o feriado de 7 de setembro


Desfile 7 de Setembro em Belém (Foto: Paula Sampaio / O Liberal)
Confira o horário de funcionamento de alguns serviços no estado durante o feriado de 7 de setembro
Governo do Estado informou que serviços essenciais e de lazer funcionarão normalmente durante o feriado. Bancos não abrirão.
Nesta sexta-feira (7), o país comemora 196 anos desde que D. Pedro I deu o famoso grito de "Independência ou morte!" às margens do Ipiranga. Em Belém, uma das atrações é o Desfile da Independência, na avenida Presidente Vargas, com início às 9h. Para quem vai acompanhar o desfile ou não, confira o que vai funcionar na capital e demais municípios durante o feriado desta sexta-feira.

Shoppings
Parque Shopping

Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h

Cinema de acordo com o horário de programação

Bosque Grão Pará

Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h

Cinema de acordo com o horário de programação

Pátio Belém

Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h

Cinema de acordo com o horário de programação

Academia: das 9h às 15h

Shopping Castanheira

Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h

Cinema de acordo com o horário de programação

Academia: das 9h às 15h

Boulevard Shopping

Lojas: 11h às 21h

Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h

Cinema de acordo com o horário de programação

Restaurantes: das 11h às 0h

Museu Emílio Goeldi
Funciona das 9h às 14h30.

Mangal das Garças
Funciona das 9h às 18h.

Estação das Docas
Funciona das 10h às 2h.

Bancos
Os bancos não abrirão, segundo a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Supermercados
Funcionarão até 14h.

Centro comercial
O Sindicato dos Lojistas informou que o comércio de Belém poderá abrir normalmente no feriado, desde que as empresas estejam em dia com suas obrigações sindicais. A Certidão de Regularidade Sindical, emitida pelo Sindilojas e Sintclub, dos empregados do comércio, é obrigatória por lei.

Bosque Rodrigues Alves
Funcionará em horário especial, das 8h às 14h, com venda de ingressos até as 13h.

Espaço São José Liberto
O local funcionará normalmente. Os horários de terça a sábado são de 9h às 18h e domingos, de 10h às 16h.

Parque Estadual do Utinga
Funcionará normalmente no dia 7, 8 e 9, das 9h às 18h. A entrada no Parque é gratuita. Para visitar os espaços monitorados é necessário adquirir passaporte por R$ 5 cada espaço, ou todos por R$ 15.

Segurança
A Delegacias e Seccionais de Polícia na capital, Região Metropolitana de Belém (RMB), assim como no interior do Estado, vão funcionar em horário diferenciado do atendimento normal.

Em Belém e RMB, haverá atendimento com plantão 24 horas, com a presença de equipes policiais completas com delegados de polícia, a partir de 18h desta quinta-feira (6) até às 8h da próxima segunda-feira (10), nas seguintes delegacias: Seccionais de São Brás, Marambaia, Icoaraci, Mosqueiro, Cidade Nova, Marituba e Ananindeua, e Delegacias de Outeiro (Belém) e de Benevides, para registros de ocorrências e realização de procedimentos de prisão em flagrante.

Além dessas Unidades Policiais, haverá plantão 24 horas, em Belém, com presenças de equipes completas com delegados de polícia, na Divisão de Homicídios - para atender ocorrências de mortes violentas; na Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) - para recepcionar atos infracionais cometidos por adolescente; e na Delegacia da Mulher de Belém (Propaz Mulher/Deam) - para atender casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e violência de gênero.

Em Ananindeua, a Data, sediada na Superintendência de Polícia Civil da Região Metropolitana, na Rodovia Mário Covas, nº 50, também terá plantão de 24 horas, com presença de delegados, para recepcionar casos de atos infracionais cometidos por adolescentes em Ananindeua e Marituba.

Nas demais delegacias e seccionais na capital e RMB, o atendimento ficará a cargo de investigadores de Polícia que prestarão orientações aos usuários e poderão proceder a registros de boletins de ocorrências.

No interior do Estado, o atendimento será feito, em período de plantão 24 horas, nas sedes das Seccionais de Polícia, nos municípios onde houver seccional, como Tucuruí, Marabá, Castanhal, Santarém, Altamira, Paragominas, Parauapebas e Capanema, e nas delegacias das sedes dos municípios.

Nos demais municípios, os atendimentos a casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, e violência contra crianças e adolescentes, se houver, serão atendidos nas seccionais e delegacias dos municípios durante o final de semana prolongado.

Para acionar, por telefone, a Polícia Civil ou a PM, o contato é o 190 em todo Estado para situações que exijam atendimento de urgência. Na capital, RMB e interior, o acionamento da polícia também poderá ser feito pelo fone 181, o Disque Denúncia para apuração de crimes.

Saúde no Estado
Os serviços de urgência da Unidade de Saúde da Pedreira e o Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, funcionarão normalmente, 24 horas, durante o feriado.

Os demais estabelecimentos de saúde que possuem caráter de fundação e que estão sob gestão estadual funcionarão em regime de escala, atendendo pacientes referenciados, a exemplo da Santa Casa, onde o setor de obstetrícia manterá o atendimento normal.

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna atenderá somente emergência obstétrica, cardiológica e psiquiátrica. Já o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência atenderá normalmente casos de urgência e emergência.

No Hospital Ophir Loyola, a Unidade de Atendimento Imediato funcionará normalmente nesta sexta-feira (7), para atender os casos de urgência e emergência dos pacientes oncológicos.

Os atendimentos ocorrerão normalmente durante o feriado nos Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas; Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém. No Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), na capital, e na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, não haverá atendimento, retornando expediente normal na segunda-feira (10).

Saneamento
A Cosanpa informou que as lojas de atendimento ao público estarão fechadas neste feriado. O Call center 0800 707 1195 e o WhatsCenter 98814 5721 funcionarão normalmente das 6h às 20h.

Hemopa
Não funcionará para serviço de coleta de sangue no dia 7, isso inclui o Hemocentro Coordenador, a Unidade de Coleta de Sangue da Estação Cidadania do Pátio Belém, a Unidade de Coleta Castanheira, todos em Belém; os Hemocentros Regionais de Castanhal, Santarém e Marabá; e os Hemonúcleos de Altamira, Tucuruí, Capanema, Abaetetuba e Redenção. Isso, no entanto, não implica no atendimento da demanda transfusional que é funciona 24h, ininterruptamente. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (91) 3110-6500/0800-2808118.

No sábado (8), a sede do Hemopa em Belém e a Unidade de Coleta Castanheira funcionarão normalmente para a coleta no horário de 7h30 às 17h.

Saúde em Belém
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que o Hospital de Pronto-Socorro Mário Pinotti (Umarizal), assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, Sacramenta, Terra Firme e o Hospital Geral de Mosqueiro, vão funcionar normalmente em regime de plantão no feriado.

Também atenderão normalmente as Unidades Municipais de Saúde da Marambaia, Jurunas, Tapanã, Outeiro, Cotijuba, Carananduba, Baía do Sol, Benguí I e Icoaraci, que funcionam em regime de urgência e emergência. A Central de Regulação de Leitos, Urgência e Emergência do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), a Central de Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Centro de Informações Toxicológicas de Belém (CIT), atuarão em regime de plantão para receber os pacientes que necessitem de atendimento.

Governo do estado
Não haverá expediente nas repartições públicas estaduais da administração direta e indireta. Já serviços oferecidos pelo governo do Estado em setores como segurança, saúde e lazer, vão funcionar em horário especial.

Prefeitura de Belém
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) informa que os conselhos tutelares e os espaços de acolhimento do órgão funcionarão em regime de plantão.

O efetivo operacional da Guarda Municipal de Belém (GMB) atuará normalmente no feriado nos 51 postos fixos e nos 154 postos volantes.

A Estação de Serviços Bel Fácil, situada no Parque Shopping e os serviços de atendimento da Estação Cidadania, no Shopping Pátio Belém, onde funciona um posto da Semob, não funcionarão na próxima sexta, 07. No sábado, 08, a Estação de Serviços do Bel Fácil funcionará apenas para liberação de veículos, das 9h às 11h30.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que os serviços de coleta de lixo domiciliar e entulho serão realizados normalmente conforme a programação.

Por G1 PA, Belém

Nenhum comentário