Últimas Notícias

A "Obra prima" da Amazônia

Institucional da TV Liberal pelos 402 anos de Belém (2018)

O aniversário de Belém, município do estado do Pará, é comemorado no dia 12 de janeiro, feriado nessa localidade.

Essa é a data da fundação da cidade, o que aconteceu em 1616, e se deve aos portugueses. Para proteger a entrada da Amazônia dos invasores vindos, entre outros, da Inglaterra e da França, a coroa portuguesa mandou construir um forte.

Originalmente chamado de Forte do Presépio, atualmente Forte do Castelo, essa foi a primeira edificação de Belém do Pará e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Como a data é festejada?
Já é tradição festejar o aniversário da capital paraense com um bolo gigante. O bolo é feito há mais de duas décadas por uma panificadora que a cada ano surpreende a população com um novo sabor. Desde crianças a idosos, todos fazem fila logo cedo para conseguir uma fatia do doce.

Em 2017, o bolo tinha 15 metros, uma confecção que contou com cerca de 2000 mil ovos. Mas em 2016, ano em que Belém comemorou os seus 400 anos, o bolo tinha nada menos que 100 metros e precisou de cerca de 3800 ovos para ser feito, além de muita mão de obra.

Ao tradicional bolo se juntam as celebrações religiosas e a entrega de medalhas a pessoas e instituições que tenham contribuído de alguma forma com a cidade brasileira.

Nenhum comentário