Últimas Notícias

VI Jogos Escolares são abertos com desfile


VI Jogos Escolares são abertos com desfile das equipes e apresentações de alunos

Representar a escola por meio dos esportes é uma oportunidade abraçada por mais de 1,8 mil alunos da rede municipal de ensino de Belém que participam dos VI Jogos Escolares Municipais. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promove o evento sob a temática “Aliança pela Paz: Educação, Cidadania e Amor” reunindo 51 escolas para incentivar o processo de ensino e aprendizagem que o esporte proporciona. A abertura dos Jogos Escolares foi realizada na manhã desta sexta-feira, 31, com a presença de 180 alunos. Houve apresentações artísticas e culturais no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).

O apoio às escolas fica por conta da Semec, que disponibilizou transporte, uniformes, material esportivo e alimentação para os alunos participantes. A secretária municipal de educação, Socorro Aquino, celebra o evento. “Os Jogos são a culminância das atividades das escolas que ocorrem anualmente. As crianças vêm com o propósito de socialização, integração, e para desenvolver o trabalho que fizeram dentro da escola”, conta a secretária. “Os esportes desenvolvem noções de regra, respeito, responsabilidade, e isso é superimportante para a nossa juventude. Atividade física é vida e nós incentivamos muito as atividades recreativas, que proporcionam uma qualidade de vida melhor aos estudantes”, afirma a secretária.

“A mistura de esporte e lazer faz muito bem para a gente”, acredita Matheus Carvalho, de 11 anos. O aluno da Escola Municipal Professora Ida de Oliveira participou da abertura dos Jogos carregando a bandeira do estado do Pará e vai competir na modalidade de atletismo. Para Kevin Gomes, de 13 anos, “é importante o trabalho em equipe e a união pelo esporte”. O garoto, que vai defender o time de futsal da EM Rotary, fez a leitura do juramento, repetido pelos demais participantes na abertura.

O momento mais aclamado pelos alunos foi o acendimento da tocha olímpica. Juan Carlos Rodrigues, de 15 anos, carregou a chama por todo o ginásio até a pira olímpica. A arquibancada vibrou, uníssona. “Os Jogos são importantes para os alunos de escolas diferentes se conhecerem e as pessoas verem quem são os destaques dos esportes”, avalia o aluno da EM Honorato Filgueiras, que vai defender o time de futebol de campo da escola.

O Coral Cantar-o-Lar, sob a regência do músico idealizador do projeto, Salomão Habib, se apresentou na abertura dos Jogos Escolares. Foram conhecidas, ainda, a Rainha dos Jogos e Rainha Mirim dos Jogos. Juliana Moraes, de 11 anos, é aluna da EM Comandante Klautau e foi escolhida a Rainha dos Jogos. Apesar da pouca idade, a garota é veterana nos eventos escolares. “A gente sempre dá o nosso melhor, brincando e se divertindo”, disse ela, que vai competir na equipe de queimada.

A sexta edição dos Jogos Escolares é a primeira que conta com a participação dos alunos da educação infantil nas atividades esportivas. Neste ano são 150 crianças de 15 escolas nas atividades recreativas. Todas vão receber medalhas. “É o momento deles se expressarem através do esporte. A gente sempre fazia uma programação interna, agora puderam se juntar aos alunos do ensino fundamental e isso é muito significativo”, disse a professora Camila Rocha, da Unidade de Educação Infantil São José. Os pequenos têm entre 4 e 5 anos e já demonstram interesse pelo esporte desde cedo. “Eles são sempre participativos, o esporte já faz parte da rotina”, conta a professora. As atividades das unidades de educação infantil serão realizadas na próxima terça-feira, 4.

Atividades - As competições serão iniciadas no sábado, 1, e seguem até a quarta-feira, 5, com as modalidades atletismo, futebol de campo, futsal, natação, queimada e vôlei. As disputaras ocorrerão no Núcleo de Esporte e Lazer, exceto futebol de campo, que será na Estação de Rádio Marinha, e as atividades da educação infantil, que ocorrerão no Ginásio Altino Pimenta.

Por Vanessa Pinheiro
Fonte:Agênia Belém

Nenhum comentário