Últimas Notícias

Termina sexta-feira

Paisagem do Pantanal mato-grossense em passeio realizado com hóspedes da Pousada Piuval, premiada em 2017 por Gestão Sustentável. Foto: Vídeo MTur/2017
Inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade terminam sexta-feira
Premiação inclui certificados de participação, troféus personalizados e o prêmio Top Sustentabilidade, para o melhor pontuado entre todas as categorias
Empresas e organizações que investem no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis para o setor têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/19.http://braztoa.com.br/premio/ O troféu é destinado a iniciativas e projetos acadêmicos que tenham como finalidade o desenvolvimento de um turismo mais sustentável por meio da gestão de práticas ambientais, socioculturais e econômicas integradas às estratégias de empresas e que impactem no turismo nacional. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER http://braztoa.com.br/pbs-1/

O prêmio é dividido em cinco categorias: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Parceiros do Turismo (empresas não associadas) e Projetos Inovadores, aqueles submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico ou superior. Entre os critérios de avaliação das iniciativas o júri, com presença do Ministério do Turismo, estão ações realizadas e resultados sociais, ambientais e econômicos; inovação; além da relevância para o negócio e para o turismo sustentável.

Serão consideradas finalistas as três iniciativas que obtiverem a maior pontuação dentro do conjunto de critérios estabelecidos para cada categoria. Estas seguirão para a fase final de avaliação, que consiste em uma dinâmica presencial entre os jurados, na qual será definida a iniciativa vencedora de cada categoria. O anúncio dos finalistas ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade será no dia 28 de setembro de 2018, por meio de divulgação no portal Braztoa (www.braztoa.com.br).

PREMIAÇÃO - Todos os finalistas receberão um certificado de participação no dia da premiação e o vencedor de cada categoria leva um troféu personalizado. A inciativa melhor avaliada entre todas as categorias, com exceção da categoria V, de projetos inovadores, terá uma premiação adicional, o troféu Prêmio Top Sustentabilidade. A cerimônia de premiação acontecerá em local e data a serem definidos pela Braztoa.

APOIO DO MTUR - Em apoio à iniciativa da Braztoa, o Ministério do Turismo produziu vídeos dos empreendimentos premiados na categoria Top Sustentabilidade nos últimos três anos, confira:

Pousada Piuval - Gestão Sustentável. Premiado em 2017, o empreendimento do Mato Grosso tem entre as ações de sustentabilidade a Estação de Tratamento de Água (ETA), que auxilia no reuso do líquido. Outra ação é a coleta de lixo da pousada com a separação dos resíduos entre inorgânicos e orgânicos, dando a destinação correta e segura para o meio ambiente. A pousada contribui ainda com a economia local.

Cambará Eco Hotel: Sustentabilidade na prática através do tratamento de esgoto anaeróbico, na captação de água da chuva por meio de cisternas para uso na lavanderia, jardinagem e banheiros, no aquecimento de água por energia solar, na separação de lixo seco e orgânico, no reaproveitamento dos resíduos recicláveis, na eficiência energética com sensores, entre outras. O empreendimento, premiado em 2016, fica em Cambará do Sul (RS).

Pousada Uacari: Iniciativa de Turismo de Base Comunitária na Amazônia. Localizado em Tefé (AM), o empreendimento flutuante foi idealizado para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.

Edição: Vanessa Sampaio
Fonte: Mtur

Nenhum comentário