Últimas Notícias

Como Fazer os Comissários de Bordo Te Amarem

Como Fazer os Comissários de Bordo Te Amarem

Pode ser que você não deseje agradar os comissários de bordo na próxima vez que você viaje. Eu sei, é responsabilidade deles e faz parte do trabalho deles serem agradáveis. Afinal, você é o cliente e eles, os funcionários. MAS, se você for agradável com eles, eles o tratarão de maneira super agradável. Aqui algumas maneiras de você agradá-los.
1. Cumprimente-os! Se um comissário de bordo te cumprimenta na  entrada da aeronave, cumprimente de volta. Não os ignore simplesmente. Um simples “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite” ou “Olá” (preferencialmente com um sorriso) será suficiente. Como você acha que eles se sentem em cumprimentar umas 20 pessoas em sequência e receber silêncio como resposta? Bom, isso é o que geralmente lhes acontece.
2. Preste atenção aos avisos de segurança. Tá bom, você já os conhece de cor e salteado, mas é educado. Então deixe de lado o seu iPad ou Kindle. Na verdade, quando foi a última vez que você prestou atenção aos avisos? E se foi há mais de alguns anos, é hora de ter um recordatório, ou atualização. Ao menos, pare de conversar alto com seu vizinho quando um comissário(a) estiver na sua frente tentando mantê-lo a salvo.
3. Retire seus fones de ouvido! Retire seus fones de ouvido quando te perguntem o que gostaria de beber. Assim evita que lhe repitam a pergunta 3 vezes. O que você acharia se eles estivessem usando seus fones de ouvido ao falar com você? Essa é a Regra de Ouro!
4. Seja específico(a) quando fizer seu pedido. Quando pedir café ou chá, indique se deseja leite, adoçante (ou não), até ser perguntado. Por exemplo: “Gostaria de café com leite, com adoçante, por favor”, ou “gostaria de um café, sem açúcar, por favor”. Esses detalhes não só torna seu trabalho mais fácil, mas todos serão servidos mais rapidamente.
5. O mesmo procedimento para bebidas frias: “Gostaria de uma Coca Zero, sem gelo, por favor”, ou “água congelo é uma rodela de limão, por favor”.
6. Use sempre os “por favor” e “obrigado”. Veja como já demonstrado no item acima, por favor, e obrigado quando receber algo. É só pura cortesia que, em contrapartida, lhe tratarão super bem. Uma comissária uma vez me disse que “achávamos que você trabalhasse para a empresa pelo fato de ser sempre tão educado”.  Se surpreenderam quando neguei, e eu agradeci.
7. Revistas! Doe cópias das revistas atuais para os comissários. Após você terminar a leitura de Claudia, Época desta semana, presenteie aos comissários. Eles adoram ler revistas quando eles têm uma folga ou estão descansando.
8. Doces! É perfeitamente permitido trazer algum doce (bolachas, chocolate, bombons) para os comissários. Somente tem que se assegurar que estejam em pacotes devidamente selados – não podendo ser os doces caseiros, que podem ser considerados uma ameaça à segurança. Eu, geralmente, trago uma caixa de bombons ou chocolates com o invólucro original de fábrica. Ah, eles sempre são um sucesso!!
9. Canetas! As pessoas sempre pedem canetas aos comissários, seja para preenchemos formulários de imigração e alfândega, ou simplesmente para fazer palavras cruzadas. Traga consigo algumas canetas extras, das mais simples (tipo Bic), agruparas por um elástico, e presenteie-as a um dos comissários(as). Pode não ser tão “gostoso” como uma caixa de chocolates, mas eles certamente farão bom uso delas.
10. Rodas primeiro! Tente acomodar a sua maleta de mão com as rodas (ou alças) para o fundo do bagageiro. Isso economizará mais espaço que se colocá-la na horizontal. E, pelo amos de Deus, não coloque seus casacos e pequenas sacolas nesse bagageiro. Isso ocupa lugar de itens maiores que têm que ocupar esse espaço. E esses itens menores cabem facilmente em cima dessas maletas, uma vez que todos já tenham entrado no avião, ou mesmo cabem debaixo do assento. Comissários(as) vão sempre confirmar que a entrada no avião é o momento mais estressante do seu trabalho. Ao você exibir um pouco de cortesia é bom senso, isso ajuda que o avião todo se acomode e esteja para decolar de uma maneira mais rápida.
11. Evite os corredores. Faça o maior esforço para ficar for a dos corredores, principalmente quando todos estão entrando no avião ou quando os carrinhos de serviço estiverem sendo usados. Procure usar o banheiro ANTES de entrar no avião, ou depois da decolagem. Mas se os comissários iniciarem o serviço de bordo, é melhor permanecer sentado. Os carrinhos são pesados e difíceis de manobrar, e não há nenhuma razão pela qual você deva se tornar um obstáculo para eles, a menos que seja estritamente necessário. E, se um dos comissários recordar-lhe que a luz para apertar os cintos ainda está acesa, lembre-se que eles somente estão fazendo o seu trabalho.
12. Conte para a empresa! Se um(a) comissário(a) realizar um serviço excepciona, a maioria das empresas possui um mecanismo para reconhecê-los.  Peça seu nome, seu número de funcionário e o número do vôo. O que toda essa gentileza lhe trará? Não, provavelmente não conseguirá um upgrade para a classe superior (apesar do fato que os comissários têm condição de oferecer esse upgrade, se houver disponibilidade). Nesses casos é mais fácil que eles esqueçam de cobrar por uma bebida. Pode ser que te mudem de assento se atrás de você houver uma criança berrando. Como experiência pessoal, eu já ganhei uma garrafa de vinho, ou champanhe, em mais de uma ocasião, mas, às vezes, ser gentil é a melhor recompensa.
Colaboração: Veridiana Simões.

Andre Beraha: profissional de do Turismo e atuante há mais de 40 anos, tendo passado a metade desse tempo morando no exterior (EUA, México e República Dominicana). Fluente em 5 idiomas, visitou e atuou em mais de 45 países. Atua como Gestor, Negociador e Promotor estando associado a diversas entidades internacionais, principalmente na área do Turismo de Luxo e de Experiências.
Foto:  Blasting News 






Nenhum comentário