Últimas Notícias

Turismo como instrumento para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento

Exemplar da flora na floresta amazônica. Crédito: Ana Claudia Jatahy/Banco de Imagens MTur
 Turismo como instrumento para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Organização Mundial do Turismo (OMT) lança plataforma para promover os ODS por meio da atividade turística.
Se depender da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Turismo será um importante aliado no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tudo porque a entidade lançou, nesta semana, uma plataforma online, que tem como objetivo promover a realização dos ODS por meio do setor de Viagens e Turismo, chamada “Tourism4SDGs”. O desenvolvimento da ferramenta contou com o apoio da Secretaria de Economia da Suíça (SECO). A expectativa é promover um maior engajamento da atividade turística às metas da agenda global de desenvolvimento sustentável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram propostos por líderes mundiais durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 e contam com uma rede multidisciplinar de apoio e parcerias, entre diferentes entes, para que sejam alcançados. Entre as 169 metas dos ODS estão: acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça e resolver as mudanças climáticas até 2030.

O turismo tem um papel de destaque nesse processo em razão de sua relevância econômica, uma vez que representa cerca de 10% do PIB e do emprego do mundo. Esse cenário faz com que a atividade seja essencial para o avanço dos ODS.

“O turismo desempenha um papel vital em muitos, se não em todos, dos 17 objetivos”, afirmou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “O turismo amadureceu como uma atividade econômica transversal com profundas ramificações sociais, e a Plataforma de Turismo para ODS está proporcionando à comunidade global de turismo um espaço para co-criar e engajar-se para realizar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, concluiu.

PLATAFORMA - O Tourism4SDGs.org é um espaço de co-criação que permite que os usuários acessem diversos recursos, adicionem suas próprias iniciativas, descobertas e projetos, além de motivar discussões e colaboração e compartilhar conteúdo relacionado ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

As três principais características da plataforma atuam como uma chamada para ação. Aprender, Compartilhar e Agir, os três níveis de interação no Tourism4SDGs.org, visam não apenas educar, mas também incentivar a conversação e a colaboração para um setor de turismo sustentável.
 Crédito: Ana Claudia Jatahy/Banco de Imagens MTur 
Por Lívia Nascimento

Nenhum comentário