Últimas Notícias

Os aeroportos mais movimentados do mundo


Os aeroportos mais movimentados do mundo

Para muitos, uma surpresa. Para outros é uma repetição. E a repetição confirma que o aeroporto Hartsfield-Jackson, em Atlanta ainda é o aeroporto mais movimentado, em número de passageiros, do mundo, com mais de 104 milhões de passageiros.

Os aeroportos são parte integral de nossas vidas como viajantes. E, assim como as empresas aéreas e os passageiros que os frequentam, os aeroportos são incrivelmente diverso: há o aeroporto mais perigoso do mundo (para decolagens e aterrisagens), o aeroporto Lukla, no Nepal, com 575 metros de comprimento; há também o melhor aeroporto do mundo (conforto e amenidades), o aeroporto Changi, em Cingapura, e que está dobrando o seu tamanho nos próximos 8 anos. Porém, de acordo com o Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International), os dados preliminares para o ano de 2016 coloca o Hatrsfield-Jackson Atlanta International como o mais movimentado do mundo.

De acordo com a CNN, mais de 104 milhões de passageiros domésticos e internacionais passaram por esse aeroporto localizado no Sul dos Estados Unidos em 2016, um aumento de 2,6% em relação ao ano anterior. Se a classificação parece familiar, é por que realmente o é: Atlanta tem sido o aeroporto mais movimentado do mundo nos últimos 19 anos seguidos. Por que? Não é difícil responder: localização, localização: situado dentro de um fator de voos de 2 horas atingindo 80% da população estado-unidense de mais de 300 milhões de pessoas, Atlanta é usado como um hub de conexão e principal porto de entrada na América do Norte.
   
Em segundo lugar aparece o Aeroporto Internacional Beijing Capital, que teve 94 milhões de passageiros, enquanto em 2015 recebeu 89.9 milhões. Porém, o aeroporto para se ficar de olho hoje é o de Dubai International, que viu seu movimento de passageiros crescer em mais de 7%. O Aeroporto Internacional de Dubai é também o aeroporto mundial mais movimentado em termos de passageiros internacionais, tendo o seu CEO – Paul Griffiths – comentado com a rede de televisão Bloomberg em janeiro passado, que ele permanece confiante no fato que Dubai será capaz de ultrapassar tanto o aeroporto de Atlanta Hartsfield-Jackson International como o Beijing Capital pelo título de Hub mais movimentado do mundo, até o ano de 2020. Em quarto lugar ficou colocado o aeroporto Los Angeles International, que registrou um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, superando os aeroportos de Chicago O’Hare, Tokyo Haneda, Heathrow Londres e de Hong Kong.

Em termos de tamanho, estão ranqueados Atlanta Hatrsfield-Jackson, Beijing Capital, Heathrow Londres, Tokyo Haneda, Los Angeles International, Dubai, Chicago O’Hare, Paris Charles de Gaulle, Dallas-Fort Worth e Hong Kong.

Quando se considera a escolha dos passageiros considerando os melhores aeroportos do mundo, temos: Changi (Cingapura), Incheon (Coreia do Sul), Munique (Alemanha), Tokyo Haneda (Japão), Hong Kong International, Chubu Centrair Nagoia (Japão), Zurique (Suíça), Heathrow Londres (Inglaterra), Kansai International (Japão) e Doha Hamad (Qatar).

De acordo com o site www.airlinequality.com, o primeiro aeroporto nesta categoria na América Latina é o Aeroporto El Dorado de Bogotá (Colômbia) na posição 46, Quito na 62, Guayaquil na 65, Panamá na 86. Nenhum aeroporto brasileiro entre os 100 melhores.

Fontes:, CNTraveler, CNN  www.airlinequality.com

Andre Beraha: profissional de do Turismo e atuante há mais de 40 anos, tendo passado a metade desse tempo morando no exterior (EUA e República Dominicana). Fluente em 5 idiomas, visitou e atuou em mais de 45 países. Atua como Gestor, Negociador e Promotor estando associado a diversas entidades internacionais, principalmente na área do Turismo de Luxo e de Experiências. 

Nenhum comentário