ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Belém sedia primeiro congresso de ecoturismo e turismo de aventura

Belém sedia primeiro congresso de ecoturismo e turismo de aventura

Um dos grupos de turismo de aventura confirmados no evento é o Caruanas Va'a, que pratica canoagem havaiana em Belém (Foto: Gabriel SAP/Divulgação)

Evento inicia nesta quinta-feira e terá programações em dois locais, onde haverão palestras, estudos de caso e visitas técnicas. Inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na hora.

De 24 a 26 de maio Belém sediará o ABETA Conecta Pará. O evento terá palestras, oficinas de capacitação, estudos de caso e visitas técnicas promovidos pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Seu principal objetivo é estimular a integração regional da cadeia produtiva do turismo de natureza e buscar a profissionalização do setor, além de exaltar o destino anfitrião: Belém, que é a primeira cidade do Brasil a receber este evento.

Versão regional do Abeta Summit - evento nacional do segmento -, o Abeta Conecta Pará acontecerá no Gold Mar Hotel e no recém-inaugurado Parque Estadual do Utinga, um dos destinos mais procurados no segmento de turismo de aventura e ecoturismo na capital paraense. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no local.

Não são poucas as opções que o Pará dispõe de recursos naturais para a imersão no ecoturismo e turismo de aventura. Ainda assim, este é um segmento ainda pouco explorado não só no estado como em grande parte da região amazônica.

Ciente deste potencial, a Abeta, entidade com 140 associados e presente em 22 estados do Brasil e no Distrito Federal, desembarca pela primeira vez com um evento na região Norte do País. O público alvo do evento são operadores de turismo de aventura, agências e guias credenciados, além de hotéis, albergues e demais atores da atividade de turismo junto a natureza.

– O evento tem por objetivo congregar, reunir e capacitar empresários e empreendedores do turismo de aventura no Pará. Vamos capacitar e conectar, com intuito de desenvolver a indústria de turismo de natureza, em Belém e no Pará de modo geral – explica Luiz Del Vigna, sócio fundador e diretor executivo da entidade.

Luizão, como é conhecido, será um dos palestrantes no evento e abordará o tema “Turismo e Natureza: um Brasil de oportunidades”, além de atuar como facilitador em oficinas que constituem a programação. Para ele é uma grande oportunidade de dar um passo para de converter os pontos turísticos de Belém em produtos mais competitivos em um mercado que movimenta turistas em âmbito doméstico e internacional.


– É importante fortalecer o turismo de natureza e aventura e capacitar essa indústria. O Pará precisa transformar esse potencial em produto, estilo de vida e fazer com que isso possa ser comunicado de forma eficaz para o resto do país – acrescentou.

O evento já tem a presença confirmada de grupos de turismo de aventura de Belém, em modalidades como Mountain Bike, Slackline, Stand Up Paddle, Va’a (Canoa Havaiana), Caiaques, Rapel, Kite Surfing, entre outros. A programação prevê inclusive a experimentação de alguma destas atividades no Parque Estadual do Utinga, que receberá dois dias de evento – a abertura acontecerá no Gold Mar Hotel.Aprogramação completa estádisponíveln site da Abeta.http://abeta.tur.br/pt/http://abeta.tur.br/pt/
Evento inicia nesta quarta e vai até sábado (Foto: Divulgação)

Por Globo Esporte Belém

Nenhum comentário